Notícias

Nota de pesar pelo falecimento do cientista Ademir Neves

O Conselho Federal de Química (CFQ) lamenta informar o falecimento do pesquisador e professor Ademir Neves, ocorrido no dia 30 de janeiro, em Florianópolis, Santa Catarina.

Ademir teve uma brilhante carreira no Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde fundou o Laboratório de Bioinorgânica e Cristalografia, no qual formou mais de 60 mestres e doutores.

Durante mais de 40 anos de carreira, recebeu o título de professor emérito da UFSC e muitos outros prêmios e condecorações. Foi membro da Academia Brasileira de Ciência (ABC) e também integrou a Sociedade Brasileira de Química (SBQ).

Ademir, certamente, foi um dos maiores expoentes da Química inorgânica e um pilar da Química bioinorgânica no Brasil. Deixará um importante legado científico e a memória de um profissional dedicado, ético e querido por todos os seus colegas de profissão.

O CFQ cumprimenta os familiares e amigos de Ademir, e lamenta a perda deste profissional que tanto contribuiu para a Ciência.