Notícias

NOTA DE PESAR  

É com pesar que o Sistema CFQ/CRQs, por meio do Conselho Federal de Química (CFQ), comunica o falecimento da senhora Helena Santini Battastini, ocorrido em 11 de abril de 2020, no Estado do Rio Grande do Sul.

Helena Battastini é mãe do conselheiro federal de Química Newton Mario Battastini, que preside ainda o Sindicato das Indústrias Químicas no Estado do Rio Grande do Sul (Sindiquim). Helena tinha 87 anos e morreu de causas naturais. Ela vivia na cidade de Viamão (RS), na Região Metropolitana de Porto Alegre, e será sempre lembrada pelo esmero na educação dos quatro filhos, dos netos e bisnetos e na dedicação devotada à família.

Helena Battastini era conhecida também pelo raro talento para identificar árvores, plantas e flores – conhecimento exercitado constantemente na floricultura que dirigia e em cursos sobre botânica de que participava. Além do interesse pela flora, Helena se notabilizou pelo trabalho comunitário junto às comunidades mais humildes.

“Mãe Heleninha era o esteio da nossa família. Ela sempre nos enfatizou a importância da educação. Quando todos nós aprendíamos as primeiras palavras, as primeiras frases, ela sempre estava junto da professora. Mãe e esposa exemplar”, recorda o conselheiro Battastini.

O Sistema CFQ/CRQs, por meio do presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, se solidariza neste momento de dor com a família Battastini, amigos e conhecidos e presta as devidas condolências ao conselheiro em meio a tão triste acontecimento.

Brasília, 13 de abril de 2020