Notícias

Nota de falecimento: Conselheiro Federal Roberto Hissa

É com profundo pesar que o Conselho Federal de Química (CFQ) comunica o falecimento do Conselheiro Federal Roberto Hissa, ocorrido na sexta-feira, 1º de fevereiro de 2019.

Roberto Hissa era químico industrial formado pela Escola Nacional de Química na cidade do Rio de Janeiro e pertenceu ao quadro de Diretoria Executiva da Texaco no Brasil. Na petroleira, destacou-se pela relevante atuação em pesquisas científicas na área.

Eleito Conselheiro Federal, atuou por mais de trinta anos como membro e vice-presidente do CFQ. No Conselho, deixou um importante e relevante legado que se encontra perpetuado na forma de pareceres técnicos produzidos por ele, referência para todo o Sistema.

Com grande experiência na área de Reologia e Lubrificantes, Hissa foi o precursor no trabalho científico “Vegetable Greases”, na cidade de Atlanta, Estados Unidos, em 1981, substituindo óleo mineral pelo óleo vegetal. Essa pesquisa pioneira se encontra publicada em diversos trabalhos científicos de grande relevância para o setor.

Hissa foi autor de livros na área da química, pesquisador, administrador e químico industrial, contribuiu significativamente para o desenvolvimento da ciência no Brasil.

Enlutado, o CFQ, na figura de seu presidente José de Ribamar Oliveira Filho, presta condolências à família deste ilustre conselheiro.