Notícias

No mês que se comemora o dia dos professores, CFQ e TikTok promovem lives sobre o Enem

No dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, data para homenagear todos profissionais que têm no seu fazer diário a missão de educar e ensinar as futuras gerações. Em tempos de pandemia, de ensino híbrido e de muito tempo em casa, o Conselho Federal de Química (CFQ), em apoio aos educadores, fará um mês dedicado ao ensino. A primeira ação vem da parceria com o TikTok, por meio da campanha #NossaQuímica que, no dia 15, às 18h, trará uma live sobre as principais dúvidas do Enem. 

Para o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, embora a Química esteja presente na nossa vida em diversos aspectos, conhecer cada um deles começa na escola, tem início com o ato de educar, e são eles, os professores que carregam essa missão. “A Química é essencial e indispensável, mas saber sobre essa ciência, compreender ela em sua amplitude requer bons professores. Mestres capazes de transmitir conhecimento, ainda mais em tempos de ensino hibrido e de aulas remotas. Aos nossos professores, o nosso muito obrigado por, em seu trabalho, mostrar o quanto a Química é fundamental e por inspirarem futuros profissionais”, enfatizou. 

O acesso aos vídeos do CFQ na plataforma, fizeram com que autarquia aproveitasse o espaço para auxiliar professores e alunos em um tema que costuma despertar curiosidade ou gerar inúmeras duvidas – o Enem que, neste ano, será realizado nos dias 21 e 28 de novembro. A primeira aula será com o professor de Química Leandro Camacho, que já participou de outras lives do CFQ, e fará uma noite dedicada a preparar, ensinar e responder aos questionamentos dos estudantes. 

“Quando o assunto é educação, o TikTok se tornou um grande “hub” mundial de conteúdo, que tem democratizado o aprendizado na comunidade digital, apoiando os usuários, incentivando a produção de conteúdo educacional e fornecendo acesso a conteúdo de alta qualidade, com alcance de milhões de usuários ávidos em aprender”, afirma o gerente de Parcerias de Conteúdo do TikTok no Brasil, Ronaldo Marques.

Mais vídeos

Com linguagem simples e presente onde os jovens estão, o perfil do CFQ no TikTok tem uma série de conteúdos que, além de mostrar como a Química é indispensável e está presente em tudo, prometem despertar o interesse dos alunos com “Curiosidades da Química”, “Elementos da Química”, “Química dos Alimentos” e experiências que podem tornar as aulas muito mais dinâmicas. O canal conta com mais 141 mil visualizações e, em agosto, completou seu primeiro ano, consolidando o CFQ como o primeiro órgão da Esplanada a criar seu perfil na plataforma de entretenimento.  

Outras ações

Ainda neste mês, o CFQ lançará a primeira cartilha da série Elementos Químicos, que será distribuída digitalmente e em versão impressa. O material traz, inicialmente cinco elementos, dos 118 elementos químicos presentes na Tabela Periódica, que serão publicados nas edições seguintes. A diferença, no entanto, está ao apresentar cada elemento, contextualizando a história, a presença no cotidiano e a utilidade. 

A tabela periódica foi criada por Dmitri Mendeleiev e atualizada por Julius Lothar Meyer. A versão em vigor contém 118 elementos posicionados em ordem crescente de número atômico. Já estão programados os próximos quatro exemplares do CFQ, quando novos elementos serão apresentados e entregues às instituições de ensino.