Notícias

Dia 16, no TikTok, tem live sobre Química Orgânica para o Enem

O sucesso foi tanto que, na próxima terça-feira (16), às 18h, o professor Euclides Chacon trará mais tópicos de Química no Enem para o perfil do CFQ no TikTok. Dessa vez o assunto será a Química Orgânica, um tema que, muito provavelmente, estará presente na prova e que gera inúmeras dúvidas entre os estudantes. “Após uma análise minuciosa do Enem de 2009 a 2020, percebe-se que as provas contêm de 4 a 5 questões relacionadas à Química Orgânica e algumas temáticas mais recorrentes”, acrescenta. 

De acordo com o professor Chacon, essa análise é fruto de um trabalho árduo e de ampla experiência no ensino de Química. “A energia desprendida nesse trabalho tem como objetivo colaborar com jovens que almejam ingressar no Ensino Superior”, diz Chacon.

Ainda segundo o docente, os assuntos mais pedidos no Enem, com relação à Química são a classificação de cadeias; a identificação de funções orgânicas; as propriedades das moléculas orgânicas; a isomeria plana e espacial; e as reações orgânicas. Todos esses temas serão abordados na noite do dia 16 de novembro. 

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, complementa que a ação tem como viés mostrar a importância da Química no mundo, e tudo começa no início da vida acadêmica. “O perfil do CFQ no TikTok surgiu para mostrar, de forma didática e descontraída, o universo da Química. Hoje, em tempos de Enem, nosso objetivo é auxiliar estudantes e, quem sabe, mostrar para eles o potencial que essa profissão oferece”, reforça. 

O CFQ ainda realizará a última live sobre o Enem, prevista para o dia 24 de novembro.

Mais vídeos

Com linguagem simples e presente onde os jovens estão, o perfil do CFQ no TikTok tem uma série de conteúdos que, além de mostrar como a Química é indispensável e está presente em tudo, prometem despertar o interesse dos alunos com “Curiosidades da Química”, “Elementos da Química”, “Química dos Alimentos” e experiências que podem tornar as aulas muito mais dinâmicas. O canal conta com mais 141 mil visualizações e, em agosto, completou seu primeiro ano, consolidando o CFQ como o primeiro órgão da Esplanada a criar seu perfil na plataforma de entretenimento.