Notícias

Na Semana do Aprendizado, procuradores do Sistema CFQ/CRQ trocam experiências

Figura essencial para o sucesso de qualquer instituição, o advogado assume papel importante na defesa dos interesses dos Conselhos Regionais e do Conselho Federal de Química que constituem o Sistema CFQ/CRQ. Para atingir a máxima coesão nos procedimentos e compartilhar experiências, 38 profissionais de todo o Brasil reuniram-se nos dias 19 e 20 de setembro, em Brasília.

A assessora jurídica do CRQ IV, Cátia Sashida, apresentou um panorama da jurisprudência envolvendo a temática do sistema CFQ/CRQ. Para ela, é dever da assessoria jurídica dos conselhos compartilhar os pareceres, os números e estatísticas de causas geradoras de conflitos e seus desfechos. Ela diz ainda que esse tipo de encontro era uma demanda antiga e que só se concretizou com a nova gestão do CFQ. “Temos dados de mais de 30 anos compilados e pela primeira vez temos a oportunidade de sentar à mesa com vários presidentes das regionais para apresentar esses levantamentos, trocar conhecimentos e debater soluções”, disse.

Um dos presidentes regionais que compareceram ao encontro foi o do CRQ XII, Luciano Figueiredo aprova a continuidade de ações de capacitação e integração como a Semana do Aprendizado. “Nós trouxemos algumas demandas para compartilhar e sempre saímos com a certeza de que os entraves que cada conselho encontra são muito semelhantes, apesar das especificidades de cada regional. É por isso que encontros como este são importantíssimos para a padronização das ações”, comentou Figueiredo.

O principal objetivo do CFQ com este evento é alcançar uma atuação coesa em nome dos interesses dos profissionais e da sociedade. O CFQ busca incentivar a contribuição técnica e construção de soluções e procedimentos conjuntos a serem utilizados na defesa dos interesses do Sistema.

A Semana do Aprendizado prossegue na segunda-feira, com encontros voltados para os profissionais de Tecnologia da Informação (TI), e contadores e técnicos da área de finanças. As atividades prosseguem até o dia 25 de setembro (quarta-feira).

 

VEJA A GALERIA DE FOTOS