Notícias

Momento Q chega a Salvador e discute o novo mercado

A série de eventos Momento Q chega a Salvador nesta quinta-feira (18/7). A capital baiana receberá um debate sobre os benefícios e desafios que os profissionais da Química encontram na nova realidade do mercado, pautada pela noção de Indústria 4.0. O evento será das 19h às 22h, no Campus Tancredo Neves da Unifacs (Universidade Salvador). A entrada é gratuita, mas requer inscrição antecipada pela internet.

O evento integra as comemorações do Dia Nacional do Químico, celebrado em 18 de junho. É uma realização conjunta do Conselho Federal de Química e do Conselho Regional de Química da VII Região (Bahia). As inscrições são feitas no endereço eletrônico bit.ly/momentoqba , na plataforma Sympla.

A palestra e debate “O papel da Química na Indústria 4.0” tem coordenação do engenheiro químico Claudio Luís Muller, mestre em processos petroquímicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O encontro discutirá temas como os principais benefícios e desafios existentes para os profissionais de química na quarta onda industrial, caracterizada por uma revolução no uso de dados. Também serão abordados os motivos que inibem a adesão de empresas brasileiras às tendências da Indústria 4.0.

“Um dos grandes problemas que retardam o desenvolvimento econômico e tecnológico é a distância entre o setor acadêmico e o mercado”, observa Muller. “Para impulsionar a competitividade, é preciso haver a aproximação urgente desses atores, e a criação desse evento (Momento Q) representa um passo importante para mudar essa cultura”, completa o especialista.

O Momento Q já passou pelas cidades de Goiânia (GO), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (Alagoas), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP). Programados como parte das comemorações do Dia Nacional do Químico, os eventos reuniram 496 pessoas até o momento, entre estudantes, pesquisadores e demais profissionais da química. Todas as atividades foram promovidas por parcerias entre o Conselho Federal de Química e os respectivos Conselhos Regionais. Além do Momento Q, o CFQ apoiou o CRQ XIX (Paraíba) na realização do I Simpósio Química em Ação, realizado em João Pessoa nos dias 17 e 18 de junho.

O Campus Tancredo Neves da Unifacs (Universidade Salvador) fica na Avenida Tancredo Neves, 2131; Caminho das Árvores, Salvador-BA.

Acesse as redes sociais do CFQ:

twitter.com/cfquimica

facebook.com/cfquimica/

instagram.com/cfquimica/

youtube.com/cfquimica

linkedin.com/company/cfquimica

soundcloud.com/cfquimica