Notícias

Momento Q chega a Recife: descontração e liderança dominaram palestra

Com uma combinação de bom humor e reflexão, o Momento Q chegou na noite desta sexta-feira (26/7) a Recife.

O Momento Q é o ciclo de palestras e debates desenvolvido pelo Conselho Federal de Química (CFQ) em parceria com os Conselhos Regionais de Química (CRQs) em celebração ao Dia Nacional do Químico, comemorado em 18 de junho.

Durante a solenidade de inauguração da nova sede do CRQ I, responsável pela atuação do Sistema CFQ/CRQ no Estado de Pernambuco, houve o Momento Q com palestra  de Jairo Martiniano – palestrante renomado na região Nordeste na discussão de aspectos de liderança e motivação de equipes.

Martiniano recusa o rótulo de palestrante. Ele considera que sua performance pode ser qualificada como um “stand up corporativo”. E, de fato, ele fez a plateia rir em diversos momentos. Mas, mais do que isso, Martiniano convidou o público a refletir sobre as características do líder positivo, que se destaca no mundo corporativo.

“Muitas vezes, se confunde o exercício da liderança com a promoção do medo”, afirma Martiniano.

A partir de exemplos comuns da vida cotidiana em escritórios e empresas de todo o Brasil, da relação entre chefes e subordinados, o palestrante chamou a atenção para o fato de que liderar nada mais é do que persuadir os colaboradores a fazer o que precisa ser feito.

“Comunicação é tudo, quem aqui nunca se comunicou de forma não verbal, por exemplo? Tudo isso conta na construção de uma relação produtiva. Reuniões não precisam se transformar em campos de batalha, o processo não precisa ocorrer dessa forma”, afirma.

Antes de Recife, o Momento Q já foi realizado nas cidades de Goiânia (GO), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), Maceió (Alagoas), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Salvador (BA).