Notícias

Momento Q chega a Fortaleza com debate sobre transformação digital

Dando continuidade ao Momento Q, série de ações em comemoração ao Dia Nacional do Químico – celebrado no dia 18/06 – o Conselho Regional de Química da X Região (CRQ X), que atua nos Estados do Ceará e Piauí, recebeu na terça-feira (25/06), no Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará (UFC), o engenheiro químico e mestre em processos petroquímicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cláudio Luís Muller, para a palestra “O Papel da Química na Indústria 4.0”. No evento, aberto ao público, foram debatidos os rumos da profissão nesta quarta era da Revolução Industrial.

“Existe, atualmente, uma desconexão entre a universidade e o que o mercado busca. Temas como Indústria 4.0, transformação digital e conectividade ainda estão longe da academia, mas são processos já presentes em grandes indústrias e que estão acessíveis a empresas menores, o que acaba abrindo mercado para os profissionais. É interessante que as universidades estejam promovendo esse debate, porque nossa formação técnica é excelente, mas ainda precisamos avançar na capacitação tecnológica”, avalia Muller.

Com o enfoque Transformação Digital: Criando Oportunidades, Muller abordou aspectos-chave sobre como a evolução na gestão e análise de dados vem transformando os formatos de trabalho na era digital. Considerada pelo professor o ativo mais importante no mundo de hoje para um modelo holístico de negócios, a gestão de dados foi amplamente abordada, desde os princípios vigentes atualmente na Indústria 4.0, aos impactos positivos e negativos e desafios que devem ser superados para que as empresas desenvolvam seu completo potencial de produtividade e retornos financeiro e social.

“O Momento Q é o marco inicial de algumas atividades de transparência e maior interação entre o Conselho Federal de Química e os Conselhos Regionais por todo o País. Ele é útil para que os profissionais da Química tenham uma melhor visão sobre o que há de novo no atual mercado de trabalho e como ter acesso a estas novidades”, explica Antônio Carlos Magalhães, conselheiro do CRQ X. As próximas edições do Momento Q ocorrerão em Maceió, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.