Notícias

João Pessoa sedia 59º Congresso Brasileiro de Química

Evento conta com palestras, cursos e debates com estudantes e profissionais

A Associação Brasileira de Química (ABQ) promoverá entre os dias 5 e 8 de novembro, em João Pessoa (PB), o 59º Congresso Brasileiro de Química. Com cursos, palestras e mesas redondas, o evento é mais uma oportunidade para reunir profissionais e estudantes de Química e debater os novos rumos da ciência e como ela pode auxiliar no desenvolvimento de inovações e tecnologias sustentáveis para o meio ambiente.

O evento contará, ao todo, com nove palestras. Entre os palestrantes, convidados internacionais como o professor da Universidade de Coimbra, em Portugal, Christopher M.A. Brett, o professor americano, Roy Edward Bruns, e o professor colombiano, Harold Duban Ardila Barrantes. Também estará presente o engenheiro químico Claudio Muller, que participou das recentes edições do Momento Q, promovidas pelo Conselho Federal de Química. Entre os temas que serão debatidos pelos profissionais, estão Eletroquímica na Química Verde; Nanotecnologia; Química Medicinal; e o Papel da Indústria Química na Indústria 4.0.

Haverá, ainda, três mesas redondas com profissionais renomados que debaterão sobre Energia e Meio Ambiente; Produção de bioetanol a partir de biomassas; e Aprendendo e ensinando química com tecnologia. Ao longo da programação, nove cursos serão promovidos para os congressistas do CBQ. O objetivo é capacitar os participantes com o que há de mais atual na Química.

Para os alunos, o congresso promoverá a XXVII Maratona de Química, voltada para incentivar estudantes de nível médio no contexto educacional do Ensino de Química, abrindo perspectivas e interesse para seguirem a carreira da Ciência Química. Na primeira etapa do concurso, foram selecionados 31 alunos. A segunda fase do certame consta de uma prova com questões relativas a experimentos apresentados pela Comissão da Maratona. A comissão também avaliará pôsteres de estudantes, que os exibirão ao longo do evento. Baseados em 14 eixos temáticos, seus autores receberão certificados de apresentação.

A presidente do Conselho Regional de Química da 19ª Região (CRQ-XIX), Raquel de Lima, é uma das organizadoras do congresso, junto com a professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marta Célia Dantas Silva. “É uma honra muito grande sermos o anfitrião deste encontro, que já é uma tradição no meio acadêmico. O Sistema CFQ/CRQ tem um estande no congresso para receber nossos associados e profissionais e prestar toda a assistência necessária”, declarou Raquel.

Serviço:

59º Congresso Brasileiro de Química

Data: 5 a 8 de novembro de 2019

Horário: 8h às 18h30

Local: Centro de Eventos do Tambaú Hotel – Av. Alm. Tamandaré, 229 – Tambaú, João Pessoa – PB.

Inscrições: https://www.abq.org.br/cbq/