Notícias

Integração do Sistema: Presidente do CFQ participa de plenária do CRQ de São Paulo

A sessão plenária do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV) do Dia Nacional do Químico, realizada em 18/06 contou com as participações de dirigentes do Conselho Federal de Química (CFQ). Acompanhando o presidente José de Ribamar Oliveira Filho, estavam os conselheiros federais Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury e Henio Normando de Souza Melo.

De acordo com Oliveira Filho, a importância estratégica do Estado de São Paulo para a economia brasileira faz com que o CRQ IV, o maior Regional do País, seja naturalmente adotado como referência para todo o Sistema formado pelos Conselhos de Química.

“Acompanhamos a sessão plenária para um intercâmbio de conhecimentos, especialmente no aspecto tecnológico, quanto aos processos que são realizados no CRQ IV, buscando ter um modelo para a modernização do Conselho Federal de Química”, frisou o dirigente Federal.

Em sua segunda visita ao regional paulista, Oliveira Filho enfatizou que a troca de experiências está no contexto da integração do Sistema, iniciada em 2018 com o lançamento de um planejamento estratégico para os próximos dez anos.

O presidente do CFQ também destacou o fato de São Paulo ter sido escolhida para sediar a instalação do Espaço Q, na avenida Paulista, cuja inauguração ocorreu na terça-feira. “Queremos reverter a imagem negativa da Química e dar a ela a devida visibilidade. Essa integração dos Conselhos é fundamental para esse esforço”, explicou.

Para o presidente do CRQ IV, Hans Viertler, a visita é mais um indicativo da aproximação crescente entre o CFQ e os Regionais.

“A visita demonstra a nova orientação do Conselho Federal de Química, com foco na modernização do Sistema, que tem o nosso apoio. Aqui no CRQ IV, temos uma base com todos os processos registrados digitalmente. Isso acabou com a necessidade de uso de papel, modelo que pode ser adotado em todo o Sistema”, exemplificou o presidente do conselho regional paulista.