Notícias

Inscrições para a Olimpíada de Química Júnior encerram no dia 20 de agosto

Estão abertas até o dia 20 de agosto as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Podem participar alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. A inscrição do estudante deve ser feita pelo representante da escola. A ficha e as orientações para efetivar o cadastro estão disponíveis no site do Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ). O conteúdo programático, cobrado nos exames, também pode ser consultado na página. 

O certame compreende duas fases. A primeira é no formato on-line, acessada pelo site e aplicativo do PNOQ – que deve ser baixado pelo aluno em um smartphone, tablet ou notebook. Na segunda fase só participam os estudantes com melhor classificação no conjunto total (nacional) de notas, até o limite de 15% (quinze por cento), do total de participantes. 

A prova da primeira fase terá 20 questões objetivas e será realizada, exclusivamente, em formato digital. Neste ano, as provas da fase I serão disponibilizadas para resolução nos dias 28 e 29 de agosto de 2021. A fase II também terá 20 questões objetivas, e a prova poderá ser no formato on-line ou presencial. A aplicação será no dia 18 de setembro. O formato da prova será indicado no site do PNOQ. 

Sobre a OBQJr

A OBQJr é uma atividade promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ), coordenada, anualmente, pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), e executada pelo Programa Nacional Olimpíadas de Química (PNOQ). O objetivo da ação é o de estimular o interesse dos estudantes pelas Ciências, com ênfase na Química; além de contribuir na melhoria do ensino e, por fim, identificar jovens talentos com aptidão para as Ciências da Natureza.

Neste ano, a Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr) terá participação de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O certame costumava ser direcionado para estudantes do 8º ao 9º ano, mas, a partir desta edição, foi ampliado.