Notícias

Há Química em tudo que vemos e no que não vemos

A Química está tão inserida em nosso cotidiano que às vezes nem notamos sua presença. Para lembrar a importância da ciência e chamar a atenção para o seu papel no estilo de vida da sociedade moderna, o Conselho Federal de Química (CFQ) lançou, em 13 de dezembro último, um vídeo institucional e de promoção da Química e de seus profissionais.

A produção, coordenada pela Assessoria de Comunicação do CFQ, consiste em um vídeo de alta definição de 2min23s de duração. Ao longo do texto em off, a proposta é levar à sociedade em geral a ideia de que os elementos químicos, ou a combinação deles, estão em absolutamente tudo que nos cerca, de um simples lápis aos modernos chips e placas de circuitos de computadores.

A relevância da Química para o nosso país pode ser evidenciada também pelo fato de que temos a 8ª posição no mundo em indústria química instalada e que áreas como a química ambiental estão em franco crescimento, dedicando estudos importantíssimos à preservação da água e do meio ambiente.

DIA DO QUÍMICO – O vídeo lembra ainda fatos importantes como os 150 anos da criação da tabela periódica e a criação do próprio CFQ, em 18 de junho de 1956, um marco tão relevante para a categoria que sua data de criação é até hoje reconhecida como o “Dia do Químico”.

De um ponto de vista institucional, o vídeo recorda que até a criação do Sistema CFQ/CRQs não havia controle sobre a prática da Química ou a qualificação dos profissionais envolvidos na atividade.