Notícias

Gestão documental é fundamental no processo de inovação

Por definição, documento é um texto ou qualquer objeto que possa ser usado como prova de autenticidade de um fato e que constitui elemento informativo. E, na era da informação, há de se imaginar que não é possível evoluir em instituições, sejam elas públicas ou privadas, sem que este campo passe por uma modernização. Razão pela qual esse foi um dos temas abordados na Semana do Aprendizado 2021, que traz uma série de palestras, treinamentos e workshops voltados ao público interno do Sistema CFQ/CRQs.

A convidada para falar sobre o assunto foi Nicir Chavez, mestre em Direção e Gestão de Sistemas de Segurança Social. Ela explicou aos participantes os princípios e fundamentos sobre gestão de processos e de inovação, e gestão da estratégia organizacional e governança. Abordou também a legislação e ferramentas usadas na gestão pública, além de detalhar as diretrizes que regem o processo de trabalho rumo à transformação digital. 

A especialista lembrou que os principais objetivos da transformação digital são a geração de valor; transformação da experiência do cliente; transformação dos processos de negócio; inovação tecnológica; e aumento da vantagem competitiva. Diante de tantas vantagens, surge o questionamento: então, por que se falha tanto nas tentativas de inovação? Segundo Nicir, a falha advém da falta de foco no cidadão. 

“Precisamos colocar as pessoas no centro de nossas decisões para criar soluções que impactem em suas vidas. A transformação digital vem para facilitar a vida das pessoas e trazer soluções para os problemas que se impõem”.  

A forma de alcançar isso, segundo ela, é combinando um produto que seja viável do ponto de vista do negócio ou empreendimento, que seja desejável pelo público, e que tenha possibilidade de ser colocado em prática do ponto de vista tecnológico.   

Para Nicir, o Brasil é um país que ainda tem muito a avançar no assunto. “Hoje, em nosso País, 79% da gestão documental não é digital. Está claro que precisamos transformar os negócios para sobrevivermos. A transformação digital é fundamental para a nossa sobrevivência, e é necessário conhecer e trabalhar mais neste sentido”. 

Ela respondeu às dúvidas dos participantes da palestra e esclareceu pontos que podem acrescentar ao trabalho de diferentes áreas do Sistema. E voltou a frisar a importância do assunto. “A transformação digital não é um produto ou uma solução. É um mecanismo contínuo que envolve a adoção de novas tecnologias e maneiras de trabalhar para que a organização nunca deixe de inovar e se mantenha à frente da concorrência”, finalizou.  

Semana do Aprendizado

O CFQ promove, entre os dias 27 de setembro a 1º de outubro, a Semana do Aprendizado 2021. Neste ano, os temas em destaque serão: Gestão da Mudança; Comunicação Interna; Pool de Serviços; Plano Diretor da Tecnologia da Informação e Comunicações (PDTIC); e Gestão Ágil no Trabalho. 

A Semana contará, ainda, com a promoção do Encontro Nacional de Fiscalização, que trará um curso especial sobre Produtos Controlados. 

Investir em educação e aprimoramento profissional segue entre as metas do CFQ. Devido à pandemia provocada pela Covid-19, nesta edição a ação será on-line e contará com uma semana repleta de informações sobre ferramentas e processos inovadores que foram adotados na autarquia e que visam facilitar a vida dos servidores que atuam no Sistema CFQ/CRQs, entregando serviços de qualidade aos profissionais da Química do Brasil.