Notícias

Gestão de custos é discutida no Encontro de Contadores e Gestores

Importância da avaliação de custos e resultados pautaram a atividade na manhã desta quarta-feira (16), na Semana do Aprendizado 2020

Em mais um dia de atividades da Semana do Aprendizado 2020 e do Encontro de Contadores e Gestores, colaboradores do Sistema CFQ/CRQs participaram do curso sobre gestão de custos com o Chefe da Controladoria do Conselho Federal de Química (CFQ), Leonardo Nunes Ferreira. O treinamento ocorreu de forma remota na manhã desta quarta-feira (16).

Segundo ele, esse trabalho “tem um olhar mais gerencial, mais detalhado sobre determinados objetos de custos”. A avaliação desse gerenciamento é muito utilizada para análise de resultados, acompanhamento do planejamento da instituição, balanceamento das atividades e para a tomada de decisão. Citando um pensamento de Benjamin Franklin, Ferreira explicou a importância do detalhamento e do “cuidado com as pequenas despesas”. “Um pequeno vazamento afundará um grande navio”.

Os gestores debateram sobre a questão do cálculo de resultados por meio da gestão de custos. O Conselheiro Federal e Gerente de Fiscalização do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), Wagner Contrera, exemplificou com um caso do seu estado. “Nós criamos estruturas físicas, delegacias, em outros municípios estratégicos de São Paulo com objetivo de ampliar o relacionamento com instituições de ensino e diminuir custos. Mas, existe a possibilidade de fazermos isso remotamente, então são despesas que precisam ser avaliadas racionalmente”.

Nesse sentido, o Chefe da Controladoria disse que a gestão de custos é justamente a reflexão sobre as despesas. “É a reflexão contínua das nossas operações, pensar em inovações e como fazer diferente. A pandemia veio para nos mostrar que existem sim outras formas de fazer”. Ele também lembrou que o processo de mensuração de custos auxilia no alinhamento e aperfeiçoamento do planejamento e orçamento futuros.

Diemes Silva, Gerente Financeiro do CFQ, destacou que a constância é muito importante nesse trabalho. “Uma boa prática é a avaliação mensal e o compartilhamento com os gestores para que vejam se os custos que gerenciam foram classificados da maneira adequada. Isso faz com que, no final do ano, quando formos fechar o exercício, tudo já esteja praticamente pronto”, enfatizou.

Fiscalização digital

Dando prosseguimento à demonstração do sistema de gestão digital disponível para contratação pelos Conselhos Regionais, a BR Conselhos apresentou, na manhã desta quarta-feira (16), as ferramentas e funcionalidades da plataforma úteis ao serviço de fiscalização. Foram destacados aos participantes da Semana do Aprendizado a possibilidade de uso online e offline (por meio de aplicativo para celular) e o controle de trâmites.

Uma ferramenta que gerou interesse foi a roteirização de trajetos via Google Maps. Segundo a BRConselhos, essa funcionalidade permite a otimização do tempo e das despesas com as saídas para vistorias.

A presidente do Conselho Regional de Química da 1ª Região (CRQ I), Sheylane Luz, lembrou que, no dia a dia da fiscalização, existe a necessidade de tirar fotos e anexar imagens de determinados itens. Nesse sentido, a empresa informou que sim, é possível, pelo aplicativo de celular, fazendo upload diretamente da galeria de fotos.

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, assistiu ao painel e disse aprender muito com os debates e as apresentações da Semana do Aprendizado. Ele destacou que acredita na importância da conexão digital e unicidade das ações dos entes do Sistema. “Estamos trabalhando para atingir essa integração e gestão digital. O Pool de Serviços está aí para isso. É uma tendência no mundo, não é uma invenção minha, é uma necessidade”, frisou.