Notícias

Fórum para debater novas políticas para saneamento recebe apoio do Sistema CFQ/CRQ

Por meio do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ-IV), o Sistema CFQ/CRQ apoiou o fórum “Concessões de Saneamento | Desafios do Novo Marco, Negócios e Soluções”, realizado nesta quinta-feira (19/09), em São Paulo. O evento reuniu os principais players do setor de saneamento para debater o novo marco legal do setor, cujas novas regras estimularão a livre concorrência, a competitividade, a eficiência e a sustentabilidade econômica na prestação dos serviços.

O fórum abordou três pilares como soluções para destravar o setor: boa regulação de serviço público, maior eficiência na prestação – tanto empresas públicas como privadas – e metas de planejamento, sendo que a demanda é atender a 100 milhões de brasileiros hoje sem esgotamento sanitário, com investimentos na ordem de R$ 700 bilhões.

Além dos novos incentivos regulatórios, os palestrantes mostraram oportunidades para explorar as novas concessões. Especialistas e autoridades esclareceram quais são os desafios para que o saneamento se torne mais atrativo para investimentos, públicos e privados, com regras de funcionamento claras, segurança jurídica e garantia de um bom ambiente de negócios.

O apoio institucional do CRQ-IV ao evento faz parte do foco do Sistema CFQ/CRQ na aproximação de instituições parceiras e de ações que promovam o debate de temas ligados à Química. Durante o fórum, o Conselho distribuiu folders com informações sobre o Conselho Federal de Química (CFQ) e como ele pode ajudar na implementação de novas políticas para o segmento.