Notícias

Fiscais dos conselhos regionais debatem padronização de procedimentos

O 1° Encontro de Fiscais do Sistema CFQ/CRQ iniciou nesta terça-feira (12), em Brasília

Fiscais dos 21 Conselhos Regionais de Química estão reunidos em Brasília para debater temas relacionados às suas atividades. A busca pela padronização dos serviços é o principal objetivo da reunião do 1° Encontro de Fiscais do Sistema CFQ/CRQ, que acontece na sede do Conselho Federal de Química (CFQ) nesta terça (12) e quarta-feira (13).

Assuntos como a fiscalização na era digital foram abordados como um dos principais desafios da atuação dos agentes. A digitalização dos relatórios e documentos foi apresentada como uma solução e grande desafio para atuação eficiente dos profissionais.

“A fiscalização é o principal trabalho do Conselho. As decisões do plenário dos conselheiros dependem das informações que os fiscais fornecem”, frisou o conselheiro Wagner Contrera Lopes, gerente de fiscalização do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV). De acordo com o conselheiro, a demanda por encontros como esse é antiga. “A integração que está acontecendo aqui é fundamental e enriquecedora. Esse setor é a razão de existir dos conselhos e ouvi-los é essencial”.

Outros temas técnicos como atualizações na RN29/CFQ estão sendo tratados por 65 fiscais, gerentes de fiscalização e presidentes dos conselhos regionais.

Segundo a gerente de fiscalização do CRQ XIX, Janaína Castro, a fiscalização é o coração do Conselho. “É através do trabalho dos fiscais que se garante a qualidade dos produtos finais para os consumidores”, destacou.