Notícias

Fase IV da Olimpíada Brasileira de Química é o próximo passo rumo às olimpíadas internacionais

No próximo domingo, dia 13 de março, será realizada a Fase IV da (OBQ) 2021. Trata-se da primeira de três etapas que vai selecionar estudantes para representar o Brasil nos certames internacionais de Química em 2022 – a International Chemistry Olympiad, na China, e a Olimpíada Ibero-americana de Química, na Espanha.

Participam desta Fase IV 96 estudantes do primeiro e segundo ano do ensino médio, que fazem parte da modalidade A da OBQ, e que já passaram pela etapa classificatória, fases I, II e III, e foram agraciados com medalhas em 2021. Destes 96, 15 estudantes passarão para a próxima etapa, a Fase V.

“A Fase IV é um exame de conhecimentos de laboratório. Atualmente, realiza-se de forma virtual, isto é, experimentos de Química são feitos em laboratório, filmados, e editados na forma de vídeo. Candidatos assistem esse vídeo e respondem um questionário que constitui a avaliação” explica o coordenador do do Programa Nacional Olimpíadas de Química, professor Sérgio Melo.

O Programa Nacional Olimpíadas de Química é um certame educacional que, desde 1995, busca estimular o estudo da Química e identificar jovens com talento e aptidão para esta Ciência. A ação contempla estudantes desde o ensino fundamental até o ensino superior, com cinco diferentes olimpíadas.

De acordo com o professor Sérgio, em 2021 participaram do Programa 375 mil estudantes de escolas públicas e privadas de todas as unidades da federação.