Notícias

FAPESP oferece bolsa para treinamento técnico em Química e Biologia Molecular

Duas vagas de treinamento técnico nível três (TT-3) com bolsa da FAPESP estão abertas no projeto “Desenvolvimento do protótipo de Célula a Combustível Microbiana para a produção de bioeletricidade no tratamento de resíduos”, conduzido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). O projeto faz parte do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN).

As inscrições devem ser feitas até 9 de março de 2019. A primeira vaga é para os candidatos com experiência em análises físico-químicas para caracterização de águas residuárias, carbono inorgânico, DQO/DBO; determinação de ânions e cátions (série de nitrogênio, sulfato, fosfato etc.). Além disso, exige-se para a vaga experiência em métodos titulométricos e eletrométricos.

Para a segunda vaga, os candidatos devem possuir experiência em coleta e preparo de amostras para estudos em biologia molecular, extração e caracterização de DNA para sequenciamento e bioinformática. Atribuições adicionais incluem o monitoramento e a caracterização físico-química dos biorreatores.

As inscrições devem ser feitas enviando e-mail para o coordenador do projeto, o professor Marcelo Antunes Nolasco (mnolasco@usp.br). Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2694.

A Bolsa de TT-3 tem valor de R$ 1.228,40 mensais. É direcionada a graduados do nível superior, sem reprovações no histórico escolar e sem vínculo empregatício. A dedicação às atividades de apoio ao projeto de pesquisa deverá ser de 16 a 40 horas semanais. O tempo de bolsa TT-3 será descontado no caso de o interessado vir a usufruir de Bolsa de Mestrado ou Doutorado Direto.

Mais informações sobre as bolsas de Treinamento Técnico da FAPESP: www.fapesp.br/bolsas/tt.

(Agência FAPESP)