Notícias

Facesp destaca atuação do Sistema CFQ/CRQs pelo veto do prefeito de São Paulo a túneis de sanitização

Em reconhecimento ao empenho do Sistema CFQ/CRQs na defesa da sociedade no que diz respeito à instalação de túneis de sanitização, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, encaminhou ofício ao Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV) destacando o papel do conselho paulista na questão.

Cotait, no ofício endereçado ao presidente do CRQ IV, Hans Viertler, destaca que a atuação do Sistema CFQ/CRQs foi fundamental para que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vetasse o projeto de lei 365/2020, aprovado pela Câmara de Vereadores da capital paulista. O projeto, que aguarda agora pela análise do veto pela Câmara de Vereadores (ainda sem data prevista), obrigava a instalação dos túneis de sanitização em locais de grande fluxo de pessoas, como terminais de transporte público, shopping centers, hipermercados, estádios de futebol, cinemas e etc.

Antes que o projeto chegasse ao prefeito Covas, o CRQ IV encaminhou pareceres elaborados por comissões técnicas e que demonstram que os túneis de sanitização são ineficazes. Esses pareceres, corroborados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), advertem que a aspersão de produtos químicos em pessoas no interior dos tais túneis podem causar eventuais danos à saúde. Essas estruturas oferecem ainda outro efeito danoso: oferecem à sociedade uma falsa sensação de segurança e retiram o foco de medidas reconhecidamente eficazes, como o uso de máscara, a higienização das mãos ou o distanciamento social.

No ofício remetido ao CRQ IV, Cotait Neto lembra que as entidades contrárias à instalação desses túneis têm mais duas batalhas pela frente. A primeira é convencer os vereadores paulistanos a manterem o veto do prefeito. A segunda é mobilizar o Sistema CFQ/CRQs trabalhar pela rejeição no Congresso de um projeto apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS), que quer a implantação desses túneis em todo o Brasil.

Clique aqui e leia reportagem do CRQ IV sobre o assunto, com a íntegra do ofício enviado pela Facesp.