Notícias

Evento “Química É Vida” vai ao encontro da população para desmistificar a ciência

Em uma iniciativa para levar à população leiga uma visão mais simpática e próxima da realidade da Química, para além de uma disciplina escolar em que muitos estudantes têm dificuldades, o Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP) promove o projeto de divulgação científica “Química é vida”.

Organizado pela Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Química, o “Química é vida” ocorre desde 2017, no terceiro sábado de cada mês. A pauta do encontro sempre procura o viés popular, com assuntos relacionados à disciplina mas que são descontraídos,  de fácil compreensão e identificação do público.

“É nosso papel mostrar o que está acontecendo dentro da Química, falar sobre descobertas e informar à sociedade. Os temas trazem novidades da ciência, mas vão além, contando histórias interessantes que se misturam com outras áreas do conhecimento”, afirma  Guilherme Menegon Arantes, professor do Instituto de Química da USP e coordenador do projeto.

Para exemplificar o tipo de tema abordado costumeiramente pelo “Química é vida”, em uma edição do ano passado o tema foi fungos bioluminescentes, que são tipos de cogumelos capazes de emitir cores brilhantes. Outros tópicos já discutidos foram a busca de vida em Marte e as nanociências.

Todos os palestrantes convidados são especialistas nos temas abordados. Romper a barreira entre a ciência e o cidadão comum é uma tarefa que demanda esforços de ambas partes. É habitual que as palestras se tornem debates – o público se expressa e questiona, geralmente trazendo novas visões.

Os encontros são gratuitos e abertos, realizados na Biblioteca Mário de Andrade, a segunda maior biblioteca pública do País. A localização privilegiada – na região central da capital paulista, próximo a estações de metrô e linhas de ônibus – facilita a participação de pessoas de fora da USP no evento.

Veja como participar:

Durante 2019, serão realizadas oito palestras. No primeiro semestre, os encontros acontecerão nos dias 16 de março, 20 de abril, 17 de maio e 15 de junho. As palestras acontecem sempre aos sábados, às 10h30, na Biblioteca Mário de Andrade (Rua da Consolação, 94, Centro, São Paulo-SP).

O primeiro encontro do ano tratará sobre química da atmosfera, os gases poluentes e maneiras de evitar prejuízos à saúde. A convidada é a professora Adalgiza Fornaro, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP.

Mais informações: 

Site: http://e.usp.br/d74

Twitter: @quimicaevida_

Comissão de Cultura e Extensão do Instituto de Química da USP (CCEx-IQ)

Tel.: (11) 3091-3843

E-mail:ccex_iq@iq.usp.br