Notícias

Evento em 25 de maio marcará o lançamento da Agenda Legislativa 2022 do Sistema CFQ/CRQs

O Conselho Federal de Química (CFQ) vai promover, no dia 25 de maio, o lançamento oficial da Agenda Legislativa 2022. A solenidade ocorrerá no centro de eventos do Edifício Parque Cidade Corporate, no Setor Comercial Sul, em Brasília -DF, e tem início previsto para as 9h.

No evento, será apresentada a versão final da Agenda Legislativa, documento que traz o posicionamento do Sistema CFQ/CRQs sobre uma série de projetos que tramitam no parlamento e que são de interesse da Química, dos profissionais, das empresas do setor e da sociedade.

A proposta inicial era promover o evento dentro do Congresso Nacional, mas as limitações impostas pela pandemia da Covid-19 impediram que a solenidade fosse realizada no espaço. Uma vez apresentada, a Agenda Legislativa servirá de guia para a atuação da área de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ na sua atuação junto ao parlamento.

“Vemos a Agenda Legislativa como um marco para o Sistema CFQ/CRQs, é o resultado de um esforço muito grande que fizemos, com todos os percalços, nesta gestão. A partir de agora, teremos condições de fazer um trabalho mais objetivo junto ao Legislativo e ao Executivo, com uma ideia clara daquilo que queremos para a Química no país”, afirma o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

Reunião de construção da Agenda ocorreu em janeiro

Nos dias 19 e 20 de janeiro, o Sistema CFQ/CRQs, em um esforço coletivo envolvendo conselheiros federais e presidentes de conselhos regionais de Química, realizou o seminário para a construção da 1ª Agenda Legislativa em 65 anos de História do Conselho Federal de Química (CFQ). Os participantes estudaram minuciosamente os projetos de lei correlatos aos profissionais e empresas da Química e aos próprios conselhos. As iniciativas analisadas foram selecionadas previamente pelo Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG).

O CRIG, aliás, atua pela elaboração da Agenda Legislativa desde 2019. O evento chegou a ter data marcada para abril de 2020 mas, a pandemia da Covid-19 foi decretada um mês antes e o trabalho só pode ser concluído com êxito neste ano de 2022.