Notícias

Pensando no futuro: estudantes de Química visitam o Espaço Q

O estudante Lucas Amorim Mariano tem 17 anos e quer trabalhar com microbiologia alimentar. Atualmente cursando o terceiro ano do curso de Química da Escola Técnica Estadual (ETEC) Raposo Tavares, ele foi um dos alunos que visitaram o Espaço Q, na Avenida Paulista. “Quero trabalhar com análise de alimentos, valores diários, proteínas e lipídeos nos alimentos que comemos no dia a dia”, explica.

Ao lado dos colegas Maurício Lourenço de Aguiar e Leonardo Lopez de Santana Júnior, ele assistiu à apresentação do grupo “Ciência em Show” e até subiu no palco para participar das brincadeiras feitas pelos integrantes para explicar e simplificar a Química. Lucas conta que gostou de interagir com a turma e de conhecer novas propriedades químicas por meio das “experiências” mostradas. “Eles explicam muito bem a Química”, destaca.

Mesmo sendo estudante da área, Lucas disse que ficou surpreso com o uso do nitrogênio para murchar bexigas. Na apresentação, os integrantes do “Ciência em Show” colocam balões cheios dentro de uma caixa com nitrogênio e, depois de alguns segundos, retiram as mesmas bexigas vazias e murchas. Lucas não foi o único surpreso com a demonstração, mas Gérson Julião, um dos integrantes do grupo, explica: “Parece mágica, mas é ciência”.

O Ciência em Show é um grupo de professores e profissionais que se propõe a comunicar e ensinar ciência de maneira descomplicada e descontraída. No Espaço Q, o quarteto faz apresentações diárias para estudantes, sempre tentando mostrar que a Química está no dia a dia das pessoas. Confira as próximas apresentações do grupo no cubo:

26/6 – 2 apresentações (1ª às 10h; 2ª às 14h)

27/6 – 1 apresentação às 10h

28/6 – 3 apresentações (1ª às 10h; 2ª às 11h30; e 3ª às 14h30)

29 e 30/6 – 2 apresentações (1ª às 10h; 2ª às 14h)

O Espaço Q é um módulo interativo criado pelo Sistema CFQ/CRQ para celebrar o Dia Nacional do Químico. Está montado na Avenida Paulista, em frente ao Shopping Cidade São Paulo. O espaço está aberto até o dia 30 de junho, das 10h às 22h. A entrada é franca e o acesso limitado à capacidade do local.