Notícias

Estudante de Química recebe medalha na Olimpíada Nacional de Ciências

Ele foi também menção honrosa na Olimpíada de Química da Paraíba

Stepherson Lúcio Alves Falcão, estudante do segundo ano do curso técnico de Química (ensino médio) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), em Campina Grande, foi premiado com a medalha de prata na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) 2020. “Stepherson é um aluno diferenciado, com muita vontade de estudar. Nota-se que isso é uma característica longínqua”, define o seu orientador para o evento, o professor Marcelo Rodrigues, doutor em Química Inorgânica.

O estudante conta que um dos maiores desafios foi justamente o distanciamento físico do ambiente escolar. “A minha preparação para a ONC não ficou restrita a um intervalo temporal específico. Na verdade, considero que todo o meu processo de formação intelectual contribuiu para tal feito: instituições, professores, meus pais e meus técnicos”, justifica Stepherson.

O professor Rodrigues destaca que não aprofundou os temas com o aluno. “Não discutimos sobre assuntos específicos para sua participação na ONC, até porque se trata de uma prova interdisciplinar, dentro de uma grande área”, explica.

O jovem vencedor de 17 anos, que pretende cursar Medicina e especializar-se em Neurologia, ainda conciliou as aulas de natação com os estudos. “Sou atleta da Federação de Natação do Sesi. A natação é para mim uma atividade secundária, todavia, essencial”, comenta. Para ele, a “Química, assim como todas as ciências, exerce influência inquestionável em nosso viver”.

Em 2020, Stepherson foi também medalha de prata na Olimpíada Campinense de Física, além de já ter obtido menção honrosa na Olimpíada Paraibana de Química e na Olimpíada Brasileira de Matemática em Escolas Públicas e Particulares. “Atualmente, direciono as minhas atenções à Olimpíada Brasileira de Química”.

Mais seis alunos do ensino médio do IFPB receberam menção honrosa: Ana Kethylen Souza Fernandes, Mateus Farias Bevenuto, Claudia Rayssa Gomes Bolo, Mateus Leal Santos, Dayane Veloso Santos e José Lucas Rodrigues Pereira

ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) tem como um dos objetivos despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais. O evento científico é destinado a estudantes do ensino médio e do 8ª e 9º anos do ensino fundamental. Em 2020, foi realizada totalmente remota devido à pandemia da Covid-19.

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), a ONC integra o Programa Ciência na Escola. Participam ainda da ONC a Sociedade Brasileira de Física, a Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).