Notícias

Especialistas discutem a atuação do químico na área de tintas

O Conselho Regional da 4ª Região (CRQ IV), dando continuidade ao Projeto Inspiração, uma série de lives produzidas com a intenção de despertar o interesse dos estudantes da área Química para os diversos segmentos da profissão, realizou, em outubro, a discussão sobre a área de tintas. 

Os palestrantes convidados para inspirar os jovens foram o mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos e membro da Comissão Técnica de Tintas e Adesivos do CRQ IV, Daniel Ramos de Oliveira Sutti; a bacharel em Química e pós-graduada em Marketing Carla Cristina Guimarães Urbaneja; e o técnico em química e membro da Comissão Técnica de Tintas e Adesivos do CRQ IV, Alexandre Ranal.  

Eles falaram ao público sobre o início e transcorrer de suas trajetórias profissionais, os cursos complementares, expectativas de crescimento, diferencial que o profissional precisa possuir e setores de atuação industrial. E cumpriram o objetivo da live, de transmitir o brilho nos olhos que a área de atuação pode trazer.

Carla, que tem mais de 30 anos de carreira, contou como foi o início da vida na Química, mas ressaltou que precisou trabalhar em um banco para custear os estudos. “É necessário ter em mente que você tem um objetivo e para alcançá-lo pode ter experiências diferentes, e mesmo assim vai aprender muito. Você vai usar estes aprendizados para a profissão e para a vida”. Ela acrescentou que o setor de tintas é uma área importante na vida das pessoas e que vê a sua atuação, sempre focada em pesquisa e desenvolvimento de tintas decorativas, como algo muito ligado ao bem-estar. 

Já Ranal, que trabalha com tinturas que são aplicadas em embalagens de produtos alimentícios, explicou, em linhas gerais, como funciona o trabalho. Segundo ele, é grande o contentamento em ver um projeto realizado. “Quando vejo alguém no supermercado sorrindo para o alimento que está ali na gôndola, isso é muito gratificante”. Ele esclareceu um pouco sobre as regras aplicadas, já que os cuidados com metais pesados e afins precisam ser ainda maiores no campo dos alimentos, devido ao risco de contaminação.  

Sutti também discorreu sobre sua trajetória e destacou a influência que os professores e chefes tiveram em sua vida. “É sempre bacana observar como as pessoas que interagem com você contribuem para o seu crescimento. Ele falou sobre a importância do curso técnico para quem quer iniciar na área de tintas. “O curso técnico pode ser um excelente começo para quem gosta da área e quer ter as primeiras noções da prática”.