Notícias

Especialista aborda importância do Químico no controle e garantia de qualidade

Painel online respondeu dúvidas dos mediadores e internautas

Na terça-feira (16), segundo dia da série de painéis online Falas da Química  – O novo futuro já começou, a consultora em Sistemas de Gestão Andréa Vilar falou sobre o tema “A Química no Controle e Garantia da Qualidade”. O “Falas da Química” é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQs para marcar a semana do Dia do Químico (18 de junho).

 

A entrevista contou com a participação da presidente do CRQ I (PE), Sheylane Luz; do presidente do CRQ XII (GO/DF/TO), Luciano Figueiredo de Souza; do presidente do CRQ XIV (AM/AC/RO/RR), Gilson da Costa Mascarenhas; da presidente do CRQ XVIII (PI), Sandra Sousa; e da presidente do CRQ XIX (PB), Raquel Lima.

A transmissão foi acompanhada por muitos internautas que queriam saber mais acerca do tema. Andréa respondeu a questionamentos dos mediadores e dos internautas, e já iniciou esclarecendo que o conceito de qualidade está intrinsecamente ligado à adequação ao uso. “Para definir o que é qualidade para você é necessário escolher o que é adequado para cada uso. O que é de qualidade para um pode não ser para outro, e esta avaliação sempre vai variar”.

A especialista explicou a diferença entre controle de qualidade e garantia de qualidade. Ela elucidou que a garantia da qualidade é responsável por verificar e garantir que procedimentos estejam de acordo com as exigências da empresa. Já o controle de qualidade está relacionado ao produto, verifica desde a qualidade das matérias-primas até o produto final. “Os dois andam juntos, mas são diferentes. Garantia está ligado à gestão. O controle está mais voltado para produto”.

E o papel do Químico em ambos os processos permeou toda a conversa.  “O papel dos químicos é muito importante no controle e garantia da qualidade. O Químico sai na frente devido à abrangência e competência técnica que tem. Mas também é fundamental conhecer como se mapeia um processo, a legislação. Pensar no seu perfil: você prefere controle ou garantia? Você gosta mais de laboratório ou gestão de processos? As oportunidades estão aí”.

O internauta Mateus Pavan perguntou se o controle seria algo contínuo dentro da indústria, e a garantia, pontual. Andréa esclareceu que os dois precisam ser contínuos, já que um depende do outro. “Quando falamos em garantia, é um trabalho proativo, então tem que ser contínua. Significa ir sempre em busca da melhoria dos processos e produtos. Se deixar para fazer isso pontualmente, não há padronização, não há constância”.

Quem também estava assistindo ao painel online e enviou sua dúvida foi a Flávia Carvalho, graduanda em Química (bacharelado). Ela quis saber recomendações para quem quer iniciar uma carreira na área de controle de qualidade. Segundo Andréa, tudo vai depender do que a estudante mais gosta e do que ela vai querer seguir. “Se o foco for em inspeções, por exemplo, então a graduação vai ajudar muito nisso. Mas é sempre fundamental depois da graduação buscar formação de cursos complementares. Vai depender o que a pessoa quer, se ela pensa mais em trabalhar na linha de produção, no laboratório… Mais uma vez, é o profissional que vai definir”.

Próximos temas

Nesta quarta-feira (17), a “Química Forense” é o assunto da vez no painel online que vai de 19h30 à 21h. Quem organiza são os CRQ V (RS), CRQ IX (PR), CRQ XI (MA), CRQ XII (GO/DF/TO).

A apresentação fica por conta da jornalista do CRQ V (RS) Louise Gigante. Os painelistas serão o presidente do CRQ IX (PR), Prof. Dr. Dilermando Brito Filho, toxicologista e diretor da Divisão de Laboratórios do IML Paraná, e a coordenadora do curso de Bacharelado em Química Forense UFPel, Profa. Dra. Clarissa Marques Moreira dos Santos, mestre em Química Analítica e doutora em Ciências – Química Analítica.

No Dia do Químico, quinta-feira (18), às 19h30, a mesa virtual “A Química e a retomada pós-Covid-19” reunirá os presidentes de associações da Química falando sobre o cenário atual da pandemia e perspectivas. Participam o presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM), Ciro Marino; a presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), Silvana Calado; a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA), Juliana Durazzo Marra; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basílio; o presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (ASSOCIQUIM), Rubens Medrano; o ex-presidente e atual conselheiro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Norberto Peporine Lopes. O mediador será o jornalista Enio Vieira, especialista em economia, com passagens pelo O Globo, Gazeta Mercantil e secretaria de imprensa da Presidência da República.

Também na quinta-feira, a jornalista Jordana Saldanha, chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ e especialista em marketing digital e big data, fará entrevista com o especialista em inovação Monclair Cammarota. Ele falará sobre os cenários de inovação no isolamento social, teletrabalho e aceleração de processos tecnológicos.

Para fechar a série de painéis online, os profissionais da Química terão a oportunidade de aprender mais sobre o LinkedIn, colocação e recolocação profissional. A psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas e headhunter Suely Milanez fará um treinamento, usando a rede social profissional como ferramenta de apoio.

Os encontros virtuais serão transmitidos nos perfis do CFQ no YouTube e Facebook. Portanto, não é necessário fazer inscrição para participar e enviar perguntas.

Assista: