Notícias

Espaço Q: no dia do químico, cubo luminoso celebra ciência no coração de São Paulo

Pela primeira vez na História, o setor da Química do Brasil está indo às ruas e envolvendo a sociedade para celebrar o seu dia. A afirmação foi feita na manhã desta terça-feira (18/06) pelo presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, durante a inauguração do Espaço Q – um espaço interativo localizado na Avenida Paulista, no coração de São Paulo.

“É muito significativo que o Espaço Q  esteja aqui na Avenida Paulista, avenida que representa a face da economia mais dinâmica e inovadora do Brasil. No Estado de São Paulo, está localizado o principal centro industrial do país, reunindo a maior concentração de profissionais ligados à Química”, disse o presidente do CFQ.

Oliveira Filho lembrou que o surgimento do CFQ, há 63 anos, em 18 de junho de 1956, tem relação direta com um dos maiores surtos de industrialização da história, quando pioneiros de diferentes área se empenharam com a intenção de fazer com que a economia mudasse de perfil e fortalecesse a economia e diminuisse a dependência das exportações agrícolas e commodities. O presidente do CFQ destacou ainda que hoje o país tem o sexto maior parque industrial do setor químico do mundo.

O presidente do CFQ ressaltou que, apesar de todos os avanços, o setor de Química pode progredir ainda mais, já que a retomada dos investimentos e do espírito empreendedor são a chave para a os empregos de qualidade e para a diversificação da economia.

“Precisamos também de investimentos em tecnologia e em recursos humanos, com a formação de profissionais éticos e competentes”, disse Oliveira Filho, ressaltando que o CFQ está comprometido com esta agenda de desenvolvimento.

O presidente do CFQ lembrou que, ao lado dos conselhos regionais, as entidades fiscalizam e orientam o correto exercício das profissões associadas.

“Aproveitamos a ocasião para parabenizar o trabalho desenvolvido pelo Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), em São Paulo, presidido por Hans Viertler. O sistema CFQ/CRQ é um patrimônio do povo brasileiro.  O sucesso nossa atuação é essencial para que a sociedade e a economia do país  contem com produtos confiáveis e de boa qualidade”, afirmou.

O conselheiro federal e gerente de fiscalização do CRQ-IV, Wagner Contrera Lopes, destacou a importância do Estado de São Paulo no setor químico do Brasil. De acordo com ele, são 17 mil empresas e 90 mil profissionais. Contrera ressaltou que, além do trabalho de fiscalização e regulação, o Sistema CFQ/CRQ está empenhando na formação de novos profissionais do setor e no aprimoramento dos químicos já atuantes no mercado. De acordo com ele, o Espaço Q mostra que o setor está empenhando em se aproximar de todos os segmentos da sociedade.

 

SHOW

Diversos alunos de escolas do ensino fundamental visitaram hoje o Espaço Q. Para eles, uma as principais atrações  foi o “Ciência em Show”, uma apresentação que ensina princípios da ciência de forma leve e bem humorada.  “Adorei a iniciativa do Espaço Q. Os alunos estão aprendendo Química de forma lúdica”, afirmou a professora   Regina de Menezes, de Escola Municipal  Maria Margarida, de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo.

Aluno do 5º ano nesta escola, Caíque Gonçalvez, se divertiu e aprendeu com o “Ciência em Show”. “Gostei principalmente da hora do nitrogênio”, disse. Outra aluna que também gostou do Espaço Q foi Júlia Eyshica, também do mesmo ano e escola. “Gostei de estar no palco”, afirmou Júlia, após ter participado como voluntária em uma das atividades do Ciência em Show.

 

ATRAÇÕES

Quem passar pela Avenida Paulista entre hoje 18 e 30 de junho, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, irá deparar com um cubo de 100 metros quadrados multicolorido, telas de LED e muita informação. Trata-se do Espaço Q, um módulo interativo criado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) para celebrar o Dia Nacional do Químico. O objetivo é chamar a atenção do público para a importância do profissional e da ciência, presente em todos os aspectos da vida moderna.

O Espaço Q conta com várias atrações. Suas cores externas foram inspiradas no Bismuto, metal do grupo 15 da Tabela Periódica, que possui cristais metálicos e cores vibrantes, muito usado na fabricação de cosméticos. Na entrada ha cristais reais posicionados e, acima deles será projetado um holograma em maior escala, dando a impressão de que o cubo faz parte do próprio metal. Em seu interior, há estações temáticas que abordarão os seguintes temas:

Corpo humano e reações químicas; Química verde; Indústrias da Química; Profissionais da Química;e Alimentos e Bebidas

 

TABELA PERIÓDICA

Para registrar as clássicas descobertas no ramo da Química ao longo dos séculos, são exibidos nomes de pesquisadores famosos como Marie Curie, Johanna Döbereiner, Simão Mathias, Antoine Lavoisier, John Dalton, Linus Pauling, LouisProust e Dimitri Mandeleev. Nas duas telas laterais do Espaço, são exibidos os conteúdos institucionais do Sistema CFQ/CRQ, como sua atuação na fiscalização do exercício da profissão nas empresas.

O visitante também pode interagir com uma grande Tabela Periódica que usa de símbolos artigos do senso comum para apresentar os elementos de forma divertida. Ao pressionar uma das casas, é revelado o principal elemento químico que faz parte daquela composição.

A atenção à sustentabilidade ambiental é um dos temas mais caros ao CFQ, pois trouxe um novo campo à ciência: a Química Verde. “Longe de ser um mero sonho de idealistas, a Química Verde é tendência em ascensão na academia e nas fábricas, semeando promissoras oportunidades econômicas e vastos benefícios”.

O Espaço Q ficará aberto para visitações das 10h às 22h e a entrada é gratuita.