Notícias

Espaço Q já deixa saudades

O módulo interativo criado pelo Sistema CFQ/CRQ para celebrar o Dia Nacional do Químico foi um sucesso. Nos 13 dias de funcionamento, de 18 a 30 de junho, milhares de pessoas passaram pelo local, entre estudantes e público em geral interessado pela Química. O objetivo do espaço é chamar a atenção do público para a importância da Química e seus profissionais e de como a ciência influencia o dia-a-dia de qualquer sociedade.

Segundo o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, foi a primeira vez que o conselho foi às ruas para envolver a sociedade na comemoração do Dia Nacional do Químico. “Decidimos levar conhecimento onde o povo está. Escolhemos São Paulo porque é o principal centro industrial do país, reunindo a maior concentração de profissionais ligados à química”, explica.

Escolas

Aberto de 10h às 22h, o grande cubo de 100 metros quadrados com paredes externas de LED teve filas grandes todos os dias. O Espaço montado na Avenida Paulista, em frente ao Shopping Cidade São Paulo, recebeu estudantes de instituições de ensino da capital e de cidades próximas.

Entre as instituições que levaram alunos para visitar o cubo está a Escola Municipal Maria Margarida, de Ferraz de Vasconcelos (SP). Outros alunos que foram ao cubo são de escolas da capital, como Escola Municipal Francisco Silveira Bueno, Escola Municipal Padre José de Anchieta, do bairro de São Miguel Paulista, e Escola Técnica Estadual (ETEC) Raposo Tavares.

Um dos grandes momentos de afluxo de público foi o feriado de Corpus Christi, com a Avenida Paulista fechada para carros: na ocasião, filas se formaram e o público do Espaço Q foi ainda maior do que nos demais dias.

Influenciadores digitais

As apresentações do grupo Ciência em Show para estudantes foram um grande destaque. No total, foram realizados 26 “espetáculos científicos”. Criado há 19 anos, o grupo tem o objetivo de ensinar e comunicar ciência de maneira descomplicada e descontraída, além de apresentar a Química como oportunidade profissional de sucesso.

A diversão foi garantida para quem esteve no cubo, sobretudo durante as apresentações do grupo. O quarteto garantiu olhares atentos, espanto e muitas gargalhadas do público. Outros influenciadores digitais ligados à área de ciência, como o Youtuber Iberê Thenório, do canal Manual do Mundo, também estiveram no cubo.

Bismuto

O Espaço Q teve cores externas inspiradas no Bismuto, metal do grupo 15 da Tabela Periódica, que possui cristais metálicos e cores vibrantes, muito usado na fabricação de cosméticos. As atrações disponíveis abordaram: corpo humano e reações químicas; Química verde; Indústrias da Química; Profissionais da Química; e Alimentos e Bebidas.

Entre as atrações, um dos maiores destaques foi a tabela periódica interativa com figuras de objetos e produtos comuns em vez de apenas os símbolos dos elementos químicos. As fotos e a história de grandes nomes da química nacional e internacional também atrairam muitas pessoas. São químicos de notório reconhecimento como Marie Curie, Johanna Döbereiner, Simão Mathias, Antoine Lavoisier, John Dalton, Linus Pauling, Louis Proust e Dimitri Mendeleev, apontado como o pai da atual tabela periódica.