Notícias

Espaço Q é oportunidade para desmistificar os conceitos da Química

“Já vi propaganda dizendo que determinado produto é bom porque não contém elementos químicos, como se a Química fosse ruim. A verdade é que se o produto não os tiver, então ele não existe”. A explicação é do presidente do Conselho Regional de Química da 4ª Região (CRQ IV), em São Paulo, Hans Viertler. Durante mais uma visita ao Espaço Q, na Avenida Paulista, ele explica como a Química faz parte do nosso dia a dia e como sua compreensão pode ajudar a solucionar muitos problemas. “Olhe no espelho. Você é Química, Química é vida”, destaca.

Para Viertler, é preciso repensar a maneira de se ensinar Química nas escolas para atrair mais interessados e facilitar sua compreensão. “Tudo começa no ensino de Ciências. Não é preciso ensinar teoria atômica no início. É possível deixar as grandes teorias para depois”, acredita. Ele defende que esse ensino deve começar com exemplos da vida que mostrem como a Química está presente em tudo o que vemos e fazemos, assim como em nosso organismo. “Ter saúde é fundamental e se estamos bem, é porque a Química do organismo está funcionando”, declarou.

Espaço Q

O presidente do CRQ-IV explica que o “Espaço Q”, também chamado de cubo, é uma oportunidade gratuita para as pessoas conhecerem mais a história e as potencialidades da Química. “Todas as ideias do cubo são fantásticas. Dá para saber sobre os elementos químicos, a tabela periódica, a Química Verde e os tipos de elementos presentes em certos alimentos e materiais de limpeza”, elogia.

O Espaço Q é um módulo interativo criado pelo Sistema CFQ/CRQ para celebrar o Dia Nacional do Químico. Ele está montado na capital paulista, em frente ao Shopping Cidade de São Paulo, na Avenida Paulista. O espaço está aberto até o dia 30 de junho, das 10h às 22h. A entrada é franca e o acesso limitado à capacidade do local.