Notícias

Espaço Q e Ciência em Show, uma experiência que deu “química”

Extintores, balões, gelo seco, sabão líquido, secador de cabelos, caixa térmica. A lista de objetos utilizados pelo grupo Ciência em Show durante as apresentações no Espaço Q é grande. Com trilha sonora divertida, brincadeiras e muita interação, eles conseguem explicar como os compostos químicos atuam e estão presentes em tudo o que vemos e fazemos.

Formado por quatro integrantes e uma grande equipe de apoio, o grupo comemora a oportunidade oferecida pelo Conselho Federal de Química (CFQ) em divulgar a ciência para estudantes e frequentadores da Avenida Paulista. Esta semana, eles estão mostrando experiências para estudantes das escolas que visitam o espaço montado no local pelo CFQ. A ação faz parte das comemorações do Dia do Químico, em 18 de junho.

A iniciativa é saudada por Wilson Namen, professor integrante do Ciência em Show: “O trabalho que os Conselhos Federal e Regional SP de Química estão fazendo na Avenida Paulista é imprescindível. Temos que levar a ciência para as pessoas, mostrar que ela é legal. Quando você traz um projeto dessa relevância para o coração financeiro do país, mostramos para o povo a ciência que eles deveriam ver todos os dias. É isso que precisamos fazer cada vez mais.”

Ana Ralston, membro do grupo e especialista em inclusão digital, reforça a importância do Espaço Q. “Quando popularizamos a ciência, como está sendo feito aqui, as pessoas descobrem que ela está além da licenciatura e pode ser uma profissão em empresas, indústrias, em todo lugar. O aluno começa a trazer isso para a sua realidade e vê que é possível, mesmo se for de escola pública. Os rapazes do Ciência em Show, que estudaram em escola pública, são um modelo disso.”

A ciência “fora dos muros”

Os professores Gerson Santos, Wilson Namen e Daniel Ângelo estão há 19 anos na estrada e se conheceram no curso de Física da Universidade de São Paulo (USP). Ao participarem do Projeto Show da Física, foram incentivados a “sair dos muros” da universidade. Há alguns anos, a pedagoga e especialista em tecnologia Ana Ralston se uniu ao grupo.

Wilson conta que eles sempre recebem mensagens de professores, crianças e jovens que, depois de assistirem o show, dizem que o grupo dá motivos para estudar ciência. “Em nosso país, temos ídolos do esporte, da música, mas quem são os ídolos da educação? Quem são as pessoas capazes de falar para os jovens que a educação é uma opção legal? O Ciência em Show tenta trazer isso, que você pode ser atleta e cantor, mas também cientista e professor, que pode viver e vencer pela Educação.”

Pedagoga especializada em inclusão digital, Ana Ralston defende que quanto mais informações se tem, melhores decisões serão tomadas no dia a dia porque a ciência em está em todos os lugares. “Se você tem que escolher um medicamento genérico, um detergente, se vai andar de bicicleta ou vai pegar um ônibus, todas são decisões da área da ciência”, resume.

O Espaço Q é um módulo interativo criado pelo Conselho Federal de Química (CFQ) para celebrar o Dia Nacional do Químico. Está montado na capital paulista, em frente ao Shopping Cidade de São Paulo, na Avenida Paulista. O espaço está aberto até o dia 30 de junho, das 10h às 22h. A entrada é franca e o acesso limitado à capacidade do local.