Notícias

Encontro premia profissionais de Química mais destacados na Região Amazônica

A cada edição do Encontro de Profissionais da Química da Amazônia (EPQA), a comissão organizadora dedica um momento da abertura do evento para prestigiar aqueles que mais se destacaram em suas atividades e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade por meio da Química. Este ano, 72 profissionais serão agraciados com prêmios, medalhas e menções honrosas.

A principal condecoração do evento é o prêmio Clara Martins Pandolfo. Considerada uma cientista à frente do seu tempo, a pesquisadora paraense foi a primeira mulher a se formar em Química na Região Norte e uma das cinco primeiras no País, em 1929. Com a constante preocupação do uso sustentável da floresta, ela dedicou seus estudos às espécies oleaginosas da Amazônia. No início dos anos 60, ela idealizou e implantou um projeto experimental de cultura do dendê. O projeto foi incorporado pela Sudam, que financiou uma plantação em 1970. O plantio mostrou-se viável economicamente e contribuiu para o desenvolvimento dessa cultura no Pará.

Além da premiação principal, também serão homenageados com menções honrosas quatro Químicos Industriais que completaram 50 anos de formação na área. Profissionais de pesquisa aplicada e da indústria receberão o título de honra ao mérito pela contribuição em seus respectivos segmentos. As homenagens prosseguem com os 50 anos do Conselho Regional de Química da 6ª Região (CRQ VI). Doze colaboradores e treze conselheiros do CRQ receberão placas em reconhecimento às suas atividades profissionais. Além deles, os cinco últimos presidentes do Conselho paraense serão homenageados com medalhas. A última homenagem será a todos os presidentes dos 21 Conselhos Regionais no país.

“Fazemos questão que ocorra esse momento de premiação. É uma forma de reconhecer os profissionais que contribuíram com o sucesso das suas organizações, entidades e, consequentemente, para o aumento do bem-estar da sociedade. Temos bons motivos para cumprir esta tradição de entrega de prêmios, pois as pessoas que iremos distinguir são merecedoras do nosso reconhecimento e admiração”, afirma o presidente do CRQ VI, Celio Augusto Gomes de Souza.

A cerimônia de premiação terá início às 19h30 desta terça-feira (10/09), logo após a abertura do 16ª EPQA, no hotel Princesa Louçã, no bairro Campina, em Belém (PA).