Notícias

Noite para celebrar a Química no Prêmio CFQ de Talentos

Era inverno em Juiz de Fora, Minas Gerais, quando uma novidade chegou à cidade. Fora inaugurada, em 1940, a Fábrica-escola de Laticínios Cândido Tostes com o objetivo de formar profissionais para atuar no segmento químico. O jovem Jonas Pereira Bomtempo interessou-se pelo ramo, matriculou-se e formou-se com louvor. Hoje, aos 95 anos, Jonas pensa em qualquer coisa, menos parar de trabalhar. Ele é o mais longevo profissional da Química em atividade no Brasil. E para prestigiar tamanha dedicação pela ciência, o Sistema CFQ/CRQ idealizou o Prêmio CFQ de Talentos, que homenageou Jonas e outros 21 profissionais que dedicaram suas vidas pela Química.

A premiação aconteceu na noite de quinta-feira (27/6), no espaço Villa Rizza, em Brasília. Presidentes dos Conselhos Regionais de todo o Brasil, conselheiros federais e autoridades estiveram presentes para reverenciar os profissionais premiados. O evento contou ainda com a presença de autoridades, entre elas, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

“Esta festa é uma oportunidade para prestar as devidas homenagens aos nossos químicos, que tanto fizeram pelo Brasil. Seus conhecimentos estão no saneamento, nos combustíveis, na invenção de materiais e em inúmeros itens da vida contemporânea. Valorizar esse saber é valorizar a coletividade dos profissionais da Química. A sustentabilidade do planeta depende da Química”, declarou o presidente do Sistema CFQ/CRQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

Já a ministra Damares lembrou que a parceira dela com o Sistema CFQ/CRQ vem de longa data, quando ela atuava no Congresso Nacional.

“Sempre recebi muito carinho e mantive uma relação muito produtiva com os químicos. Tenho amigos e atuei na defesa dos interesses da categoria por intermédio do Conselho Regional do Rio Grande do Sul e, desde então, temos uma parceria sempre no sentido de construir”, afirmou a ministra.

Cada Conselho Regional indicou um profissional de seu estado para ser premiado. O quesito principal foi o maior tempo de atuação e dedicação ao ofício.  O prêmio foi coordenado pela Comissão de Eventos e Premiações do Sistema, chefiado pela Química Industrial Silvana Calado. “Foi uma honra receber estas indicações. São profissionais que dedicam sua vida pela Química”, declarou. Cada homenageado recebeu um diploma e um símbolo com a marca do Sistema CFQ/CRQ.

Como o engenheiro químico Claudio Alberto Hanssen. Formado há 67 anos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ele é especialista renomado na área de Segurança Contra Incêndio no país. Em um tempo em que o assunto não era tratado, Hanssen teve que recorrer a pesquisas internacionais para realizar seu trabalho. “Os profissionais precisam receber este estímulo, este reconhecimento para continuar seus trabalhos. Eu estou muito feliz com essa homenagem”, declarou. Outra homenageada, a bacharela em Química Laurineide Borba da Mota Silveira, de Recife (PE), falou da emoção pelo reconhecimento. “A Química é minha paixão, minha vida. Tudo o que faço, é pelo meu trabalho. Um prêmio desse é o reconhecimento de que venho fazendo a coisa certa”, declarou.

O Prêmio CFQ de Talentos também reservou espaço para prestigiar o trabalho dos coordenadores regionais das Olimpíadas Brasileiras de Química. “Por meio deste prêmio, a gente consegue mostrar aos jovens a importância de se trabalhar em prol da Química. E também é uma forma de estimulá-los a estudar a ciência, fundamental para o desenvolvimento da sociedade”, declarou Renato Cândido da Silva, representante das Olimpíadas na região Centro-Oeste.

Saiba quem foram os homenageados:

 

PROFISSIONAIS DA QUÍMICA
CRQ NOME
CRQ – I LAURINEIDE BORBA DA MOTA SILVEIRA
CRQ – II TOGO NOGUEIRA DE PAULA
CRQ – III FERNANDA SEABRA MONTEIRO LÁZARO
CRQ – IV HENRIQUE JOSÉ GOLFETTI
CRQ – V CLAÚDIO ALBERTO HANSSEN
CRQ – VI EDNÓLIA MARIA DA SILVA CORRÊA
CRQ – VII MANOEL JOAQUIM FERNANDES DE BARROS SOBRINHO
CRQ –VIII AROALDO DE SOUZA
CRQ – IX PERCY ILDEFONSO SPITZNER JUNIOR
CRQ – X RENATO DE AZEVEDO MOREIRA
CRQ – XI JOSÉ DE RIBAMAR OLIVEIRA FILHO
CRQ – XII LUIZ SÁVIO MEDEIROS TEIXEIRA
CRQ – XIII DIETRICH HERMANN HUFENUESSLER
CRQ – XIV MARIA LUCIA BELEM PINHEIRO
CRQ – XV HENIO NORMANDO DE SOUZA MELO
CRQ – XVI ALI VEGGI
CRQ – XVII JOSÉ AUGUSTO GOMES DANTAS
CRQ – XVIII ANTONIO DE OLIVEIRA LIMA NETO
CRQ – XIX ROBERTO NEWTON MOSCOSO
CRQ – XXI ERGILIO CLAUDIO DA SILVA JUNIOR
CRQ – II JONAS PEREIRA BOMTEMPO
COORDENADORES DAS OLIMPÍADAS BRASILEIRAS DE QUÍMICA
REGIÃO NOME
NORTE PAULO ROGÉRIO DA COSTA
NORDESTE LAFAIETE ALMEIDA CARDOSO
SUDESTE FERNANDO SILVA LOPES
SUL GILSON ROCHA REYNALDO
CENTRO-OESTE RENATO CÂNDIDO DA SILVA
GERAL SÉRGIO MAIA MELO