Notícias

Em reunião virtual, CRIG promove quinto encontro de trabalho

O Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do CFQ realizou na terça-feira, dia 7 de julho, reunião de avaliação das ações realizadas ao longo de 2020 e planejamento dos próximos passos.

Com a coordenação dos trabalhos a cargo de Rafael Almada, presidente do CRQ III, e assessoria técnica do chefe de gabinete do CFQ, Henrique Martins Farias, os membros do Comitê trataram da realização de um seminário virtual para tratar da Agenda Legislativa 2020 – um conjunto de leis e projetos parlamentares atrelados à Química e de interesse da sociedade e dos profissionais.

Além da Agenda Legislativa, outros temas importantes foram objetos de debate ao longo da reunião. Entre eles, a Química e a retomada das atividades no país; a atuação do Comitê junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e ao Conselho Nacional de Saúde; o uso adequado do plástico e a importância do polímero no combate à Covid-19 e o Novo Marco do Saneamento Básico.

O planejamento para o segundo semestre também está no radar do Comitê, que já tem reunião marcada para o dia 4 de agosto. Na ocasião, o gabinete do CFQ deverá apresentar o relatório executivo das ações do CRIG durante a pandemia e o planejamento para o Encontro Legislativo com entes do Sistema CFQ/CRQs e conselheiros. Jordana Saldanha, chefe da Assessoria de Comunicação do CFQ, participou do encontro virtual para ouvir as sugestões dos membros do CRIG e auxiliar na instrumentalização e no desenvolvimento de estratégias para os projetos do Comitê.

Além de Rafael Almada e Henrique Martins, estiveram presentes na reunião Wagner Contrera Lopes (conselheiro federal), Newton Mário Batasttini (conselheiro federal), Alexandre Vaz Castro (presidente do CRQ XXI) e José Ribamar Cabral Lopes (presidente do CRQ XI).