Notícias

Em reunião virtual, CFQ dá posse a novos conselheiros e diretoria

O Conselho Federal de Química (CFQ) deu posse, nesta quarta-feira (20/01), aos novos conselheiros federais eleitos, com mandatos que se estenderão até 21 de abril de 2023. A eleição para a renovação de um terço do plenário foi realizada na Assembleia de representantes dos 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs), ocorrida em 26 de novembro passado. Tomaram posse 6 conselheiros federais.

Representando a categoria dos engenheiros químicos, foram eleitos Percy Ildefonso Spitzner Júnior e Roberto Lima Sampaio. Representando os bacharéis/licenciados em Química, foi eleita Tereza Neuma de Castro Dantas. Como representante dos químicos industriais, foi eleito José George de Oliveira Santos.

Como suplente, foi eleita pela categoria dos engenheiros químicos Suely Abrahão Schuh e, representando os bacharéis/licenciados em Química, foi eleito Djalma Jorge Santana Nunes.

No começo da cerimônia de posse, o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, acolheu os novos integrantes.

“Temos certeza de que os conselheiros que nos acompanharão vão colaborar muito para que desempenhemos nossa missão, de engrandecimento e proteção da sociedade brasileira”, afirmou.

Em seguida, os conselheiros federais empossados fizeram breves considerações. O primeiro foi Ildefonso Spitzner Júnior:

“Estou emocionado e quero agradecer pelo carinho de vocês no meu retorno ao plenário”, afirmou.

Em seguida, foi a vez do conselheiro Roberto Lima Sampaio trazer seus destaques.

“Quero aqui externar meus agradecimentos a todos os colegas da diretoria e do plenário por terem viabilizado meu retorno ao convívio dos senhores. Compromisso de manter as atividades em favor dos profissionais e da unidade do Sistema CFQ/CRQs”.

Tereza Neuma de Castro Dantas, que retorna ao plenário, assinalou que sua chegada é resultado da ação dos CRQs em apoiá-la.

“Gostaria de agradecer a confiança. Estou à disposição para ajudar, esperamos fazer um bom trabalho em favor do CFQ”, resumiu Tereza Neuma.

Já José George de Oliveira Santos prometeu especial dedicação à tarefa de compor o plenário.

“Quero fazer um agradecimento aos colegas dos CRQs que me elegeram para esse cargo. Quero me somar e dizer que estarei participando com minha experiência para o CFQ, tão bem dirigido pelo presidente José de Ribamar Oliveira Filho”, disse.

Suplente, Suely Abrahão Schuh igualmente destacou a importância e a parceria entre os CRQs e o CFQ para o bom andamento das atividades do Sistema CFQ/CRQs

“Gostaria de agradecer ao presidente do CRQ XII por me indicar, e aos presidentes dos regionais por confiarem em mim. Estou à disposição para essa missão”, afirmou Suely.

Djalma Jorge Santana Nunes, por sua vez, destacou a expertise adquirida em seu regional de origem, o CRQ VII, como contribuição na defesa dos profissionais da Química.

“Eu queria agradecer ao presidente do CRQ VII, que me indicou e aos regionais que acreditaram no meu trabalho. Espero usar um pouco da experiência adquirida aqui na Bahia para trabalhar em favor a Química”, declarou.

Em seguida às posses, o presidente do CFQ passou para a eleição da nova Diretoria do CFQ. Como o mandato da nova diretoria se esgotará nos próximos meses, Oliveira Filho propôs que a escolha dos integrantes pelo plenário ocorresse por aclamação – no que foi atendido plenamente. Dessa forma, a diretoria teve a seguinte composição:

1º Vice-Presidente: Fuad Haddad
2º Vice-Presidente: Roberto Lima Sampaio

1ª Secretária: Ana Maria Biriba de Almeida
2º Secretário: Dalton Rodrigues

1º Tesoureiro: Henio Normando de Souza Melo
2ª Tesoureira: Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury