Notícias

Em resposta à crise, empreendedorismo: Sistema aposta em parcerias para incentivar profissionais

O empreendedorismo é uma alavanca para superar as dificuldades de um cenário econômico adverso e gerar riquezas e oportunidades em meio a um mercado de trabalho restrito.

Diante desse cenário, para o Sistema CFQ/CRQs é importante apoiar a Química na busca de soluções para alavancar o mercado e empoderar os profissionais. Para isso, um parceiro com expertise e capacidade é fundamental. Assim, o objetivo é estabelecer uma parceria sólida com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) ao longo de 2021.

Uma primeira reunião com o SEBRAE já ocorreu. Um esboço do espírito e da conexão que existe entre o interesse dos profissionais em empreender e a capacidade do SEBRAE de auxiliá-los foi o convite especial para que o Sistema CFQ/CRQs se engaje na divulgação de uma iniciativa muito interessante chamada CATALISA ICT (veja o link para a página).

De maneira sucinta, a proposta do CATALISA ICT é romper com um gargalo que há muito sufoca a inovação no Brasil: como fazer com que o conhecimento e as ideias originais incubadas nas universidades cruzem a porta do ambiente acadêmico e se tornem realidade, gerando negócios e contribuindo com a sociedade?

O desafio a que se propõe o SEBRAE é “fazer a aproximação entre a academia e o mercado, uma jornada de aceleração que vai oferecer aos pesquisadores capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial”. A iniciativa, prossegue o SEBRAE, permitirá “implementar planos e projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que resultem na criação de negócios inovadores e na transferência de tecnologia” e “compreende uma jornada de aceleração e fomento ao pesquisador, da academia ao mercado, que inclui gates de seleção com base em critérios de mérito quanto ao potencial de inovação da proposta, em cada etapa”.

O CATALISA ICT é voltado a mestres e doutores ou estudantes de ambos níveis e o prazo de inscrição é 24 de janeiro.

A parceria entre SEBRAE e Sistema CFQ/CRQs irá muito além e é uma das apostas para superar a crise e valorizar ainda mais a Química e seus profissionais ao longo de 2021. Novidades virão nos próximos meses!