Notícias

Em busca da qualificação: Profissional da Química Empreendedor já atraiu 600 inscritos 

Em uma demonstração clara da disposição dos profissionais da Química para inovar, gerar riquezas e produzir desenvolvimento, o projeto Profissional da Química Empreendedor (PQE) atraiu, em 30 dias,  o total de 600 inscritos. 

A iniciativa, uma parceria entre o Conselho Federal de Química (CFQ) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevê cursos de qualificação gratuitos para que os profissionais da Química reúnam os conhecimentos necessários para empreender.

Os cursos são direcionados a todos os profissionais da Química. Esse, aliás, é um dos principais atrativos do PQE: é um projeto voltado a quem tem muita ou pouca experiência, sejam pesquisadores, professores ou recém-formados, enfim, de estudantes a pós-doutores.

O projeto prevê, em sua primeira fase, três trilhas de capacitação, focadas em apresentar o mundo do empreendedorismo e ensinar a empreender, e outra destinada a colocar em ação um projeto. 

A inscrição é gratuita e a previsão é a de que os cursos sejam realizados no período de  09/05/2022 à 09/07/2022. 

Para saber mais, acesse: www.pqe.org.br.

 

Sobre os cursos

 

Empreendedorismo e características do comportamento empreendedor

(26 horas de duração)

Objetivo: Ajudar o futuro empresário a entender o caminho para transformar a ideia em um negócio de sucesso.

Sobre a trilha: Compreenda o que é empreendedorismo e o que significa ser empreendedor. Aprenda a importância de reconhecer o potencial de uma ideia e identificar as principais características e comportamentos necessários para transformá-la em ação!

Cursos que compõem a trilha: Como reconhecer características empreendedoras; Como agir de maneira empreendedora; Identidade empreendedora; Empreendedorismo como opção de carreira; Aprender a empreender.

 

Fundamentos básicos para a criação de negócios

(19 horas de duração)

Objetivo: Conduzir o estudante interessado em empreender pelos fundamentos básicos para tornar o sonho real.

Sobre a trilha: O planejamento e o gerenciamento de um negócio perpassa por importantes características empreendedoras para a criação de uma atividade de valor. Entenda e domine os fundamentos básicos para planejar e desenvolver uma visão e concretizá-la.

Cursos que compõem a trilha: Como planejar o seu negócio; Transforme sua ideia em modelo de negócios; Como validar seu modelo de negócio; Viabilidade de negócio; Como elaborar um plano de negócio; Responsabilidade social empresarial.

 

Catalisa ICT

(60 horas de duração)

Trilha estruturada a partir das bases do design, uma abordagem centrada no ser humano que acelera a inovação e soluciona problemas complexos. 

São 4 módulos:

EMPREENDER PARA INOVAR – Conheça o contexto do empreendedorismo acadêmico e identifique as possíveis aplicações da sua tecnologia;

IDENTIFICAR O PROBLEMA – Identifique o problema que quer solucionar a partir de um olhar empático para depois definir o seu foco de atuação;

PROJETAR SOLUÇÕES – Gere muitas ideias para solucionar as dores do seu usuário e crie um protótipo de baixa fidelidade para iniciar o processo de iteração;

GERAR O PLANO DE INOVAÇÃO – Junte todas as informações que coletou nesta jornada, elabore o plano de inovação e planeje os próximos passos.