Notícias

Discurso do presidente José de Ribamar Oliveira Filho: “sejam bem-vindos ao Espaço Q”

Minhas senhoras e meus senhores,

É um grande prazer estar com vocês neste dia 18 de junho. Comemoramos hoje o dia nacional do químico e os 63 anos de criação do conselho federal de química — o CFQ. E temos uma celebração diferente neste ano.

Pela primeira vez, o CFQ vem às ruas para envolver a sociedade na comemoração do dia nacional do químico.  Decidimos levar conhecimento onde o povo está. Criamos o Espaço Q — um ambiente de aprendizagem em forma de cubo. No Espaço Q, recursos audiovisuais detalham aspectos da química contemporânea e mostram a importância da química na vida de todos.

E é muito significativo que o Espaço Q esteja aqui, na Avenida Paulista. A avenida que melhor representa as faces mais dinâmicas e inovadoras da economia brasileira. O Estado de São Paulo, por sua vez, é o principal centro industrial do país, reunindo a maior concentração de profissionais ligados à química.

Vale lembrar que o surgimento do Conselho Federal de Química tem relação direta com o processo de industrialização nacional. O CFQ foi criado em 18 de junho de 1956, durante um dos maiores surtos de industrialização da história brasileira. Naquela época, pioneiros de diferentes áreas deram o melhor de si na intenção de fazer com que a economia do país mudasse de perfil.

Já se discutia a necessidade de o Brasil diversificar a sua economia, fortalecer o PIB industrial e superar a dependência das exportações de commodities agrícolas e minerais. Hoje, o Brasil tem uma economia mais variada e é a sexta potência em indústria química instalada.

Apesar de todos os avanços, entendemos que podemos progredir ainda mais em nossa indústria. A retomada do investimento e do espírito empreendedor são a chave para a geração de empregos de qualidade e para a diversificação da economia. Em outro viés, precisamos também de investimentos em tecnologia e recursos humanos, com a formação de profissionais capazes e éticos.

Nós, do Conselho Federal de Química, estamos alinhados com essa agenda de desenvolvimento. Ao lado dos conselhos regionais, orientamos e fiscalizamos o correto exercício das profissões associadas à química. E aproveitamos a ocasião para parabenizar o trabalho do Conselho Regional de Química de São Paulo, o da 4ª Região, presidido pelo amigo Hans Viertler.

O Sistema CFQ/CRQ é um patrimônio do povo brasileiro. O sucesso da nossa atuação é essencial para que a sociedade e a economia do país contem com produtos seguros, confiáveis e de boa qualidade. Queremos, porém, buscar novas conquistas. Estamos decididos a expandir a nossa participação no fortalecimento das profissões e das atividades ligadas à química. Fazemos isso ao nos aproximarmos dos conselhos regionais, oferecendo-lhes mais suporte para as suas atividades. E fazemos isso também ao valorizarmos o trabalho dos químicos que ajudam na construção de um mundo melhor.

Devemos reconhecer e estimular quem emprega a química em favor da sustentabilidade socioambiental. Celebramos o uso da química para limpar as águas, o solo e o ar. Somos entusiastas dos princípios da química verde, atenta à saúde das pessoas e do meio ambiente. E aplaudimos as inovações que reduzem ou mesmo eliminam os efeitos indesejáveis da ação humana.

Minhas amigas e meus amigos,

Já não basta sabermos que a química é poderosa para explicar as reações que mantêm os nossos corpos vivos. É preciso reconhecer que a química tornou-se uma ciência central na defesa da própria vida. Por isso, convidamos todos a aproveitarem o Espaço Q. Temos certeza de que vão gostar de aprender um pouco mais sobre a química.

A ciência que aplicamos cada vez mais na defesa de todas as formas de vida e na defesa do nosso lar — o planeta Terra.

Muito obrigado a todos!

Sejam bem-vindos ao Espaço Q!