Notícias

Discurso do presidente: “Estamos determinados a trilhar o caminho da melhor governança”

O presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, participou na manhã desta quinta-feira (19/09) da abertura da Semana do Aprendizado, um conjunto de atividades desenvolvidas pelo CFQ para troca de experiências e padronização de ações por parte dos Conselhos Regionais de Química que compõem o Sistema CFQ/CRQ.

Entre esta quinta-feira (19) e a quarta-feira que vem (25), haverá encontros e dinâmicas de qualificação e debate para advogados, profissionais de TI, contadores e técnicos da área de finanças.  Veja a seguir o discurso do presidente na abertura das atividades:

Minhas senhoras e meus senhores,

Bem-vindos à semana de aprendizado e conhecimento. De hoje até a próxima quarta-feira, o Conselho Federal de Química promove uma série de encontros para aprimorar a atuação de profissionais indispensáveis à força do Sistema CFQ/CRQ.

Após o êxito que vivenciamos no evento do ano passado, temos a satisfação de abrir, hoje, o segundo encontro de advogados e procuradores. A partir de segunda-feira, haverá o encontro dos técnicos de tecnologia da informação e comunicação e o encontro de contadores e técnicos da área de finanças.  E faremos isso em nossa nova casa, uma sede que nos enche de orgulho e honra os mais de 230 mil profissionais da Química registrados no Sistema CFQ/CRQ.

Estou seguro de que os encontros que teremos aqui, nos próximos dias, serão muito produtivos e ajudarão a aperfeiçoar o trabalho que desenvolvemos em prol da química e dos químicos. O objetivo das reuniões é bem claro: vamos discutir procedimentos específicos dos setores envolvidos, a fim de que possamos padronizar atividades no Sistema CFQ/CRQ.

Essa padronização que buscamos é uma estratégia para ampliarmos a eficiência nos procedimentos. Ao mesmo tempo, permite que o profissional atue com mais segurança no dia a dia das suas atribuições. Entendemos que essas são medidas desejáveis em qualquer organização verdadeiramente interessada em elevar a qualidade de sua governança.

E o Sistema CFQ/CRQ está determinado a trilhar o caminho da melhor governança, conforme foi definido no nosso planejamento estratégico. A semana do aprendizado e do crescimento é mais uma demonstração do nosso compromisso com a aproximação entre os entes que compõem o sistema.

A nossa capacidade de ação se amplia sempre que olhamos para o mesmo horizonte. E o que mais gostamos de fazer é trabalhar para que essa união gere resultados visíveis. Somente unidos temos sido capazes de reestruturar o CFQ e de encaminhar as bem-vindas melhorias dos CRQs.

Unidos, já estamos dando efetividade às diretrizes que fixamos democraticamente no ano passado, por meio do planejamento estratégico e do plano plurianual do Sistema CFQ/CRQ. Seguiremos investindo na gestão estratégica de pessoas e na inovação. Investindo em tecnologia da informação; em governança e gestão e nas áreas de comunicação e relacionamento.

Conquistaremos novos avanços mais à frente, a partir do desenvolvimento do pool de serviços compartilhados pelas entidades integrantes do Sistema CFQ/CRQ. Um pool que vai possibilitar a redução de custos e o aprimoramento dos serviços.

Com racionalidade, soma de esforços e o vigor da nossa capacidade de ação conjunta, levaremos o Sistema CFQ/CRQ a um patamar superior de eficiência. Juntos, saberemos consolidar o sistema como referência no desenvolvimento da química e contribuir para o desenvolvimento sustentável do brasil.

Unidos, somos mais fortes.

Unidos, faremos muito mais.

Vamos em frente, minhas amigas e meus amigos.

Muito obrigado.