Notícias

Dia do Químico, 64 anos depois, muito a comemorar

Profissionais da Química mostram seu valor para a sociedade dia a dia

Os profissionais da Química são indispensáveis para o progresso e desenvolvimento de uma nação. A categoria teve esse valor reconhecido na chamada “Lei Mater dos Químicos” – Lei nº 2800/56, promulgada pelo então Presidente Juscelino Kubitschek, em 18 de junho de 1956. Por isso, anualmente nessa mesma data, comemora-se o Dia do Químico.

Além de determinar as formações que estão dentro da profissão, a lei nº 2800/56 tornou possível que os próprios químicos exercessem a fiscalização do exercício profissional, por meio do Conselho Federal de Química (CFQ).

A data serve para relembrar todas as conquistas da categoria ao longo dos últimos 64 anos e pautar o debate sobre a importância dos profissionais da Química para a sociedade. Em 2020, ano em que o mundo vive a pandemia da Covid-19, os profissionais da Química se destacam pelo trabalho científico e na produção e fiscalização de produtos utilizados para o combate ao novo coronavírus.

O presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho, ressalta a importância dos profissionais da Química em áreas que as pessoas nem imaginam. “Tão importante quanto os profissionais cujo trabalho é facilmente verificado é a atuação daqueles que nem sempre se percebe: por trás de todos os produtos, existem responsáveis técnicos, e esses são fiscalizados por nós. Se não zelamos pela qualidade dos insumos, por exemplo, quem se prejudica é a sociedade. Os materiais médicos, por exemplo, são feitos de elementos químicos, o gás oxigênio usado nas UTIs, tudo, absolutamente tudo passo pelo crivo de qualidade dos profissionais da Química”, destaca.

Em 2020, os químicos e químicas puderam mostrar que estão até naquilo que as pessoas nem imagina. No combate à Covid-19, os químicos atuaram em diversas frentes. Existem profissionais da Química na fiscalização e apuração envolvendo álcool gel e outros produtos sanitizantes; na elaboração de informes técnicos como a cartilha sobre o uso adequado da água sanitária na prevenção à Covid-19; na elaboração de notas técnicas, como a que o CFQ construiu em conjunto com a Abipla, Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes, alertando quanto aos riscos inerentes à utilização de cabines e túneis de desinfecção que estavam sendo instalados em diversas partes do Brasil para pulverizar produtos químicos sobre pessoas, sem que houvesse estudos técnicos que comprovassem a eficácia de tais estruturas. A nota serviu de embasamento a manifestação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no mesmo sentido.

Além disso, os químicos construíram um grande movimento de solidariedade por meio da campanha Química Solidária: em 15 das 27 Unidades da Federação, existem ações de produção de álcool em gel e álcool líquido 70%, aliando empresas e universidades, para doação a quem não pode comprar. Em 60 dias, a campanha produziu 84,1 mil litros de produto.

Falas da Química – O novo futuro já começou

Em tempos de pandemia, a comemoração é virtual e ainda mais abrangente. Painéis online  promovidos pelo Sistema CFQ/CRQs trazem temas de interesse do setor. O objetivo é valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da Química no país e disseminar o conhecimento sobre os temas da área, por meio do compartilhamento de informações e experiências, mesmo em tempos de distanciamento social.

O conteúdo é voltado para o profissional da área da Química e jornalistas interessados em saber mais sobre mercado de trabalho, inovação, meio ambiente, controle de qualidade e enfrentamento à Covid-19, entre outros temas. Jornalistas também estão convidados a acompanhar a ação online.

Confira hoje

Nesta quinta-feira (18), os presidentes das principais associações do setor químico no Brasil para debater os desafios e perspectivas diante da nova realidade apresentada pela pandemia da Covid-19. A mesa virtual recebe Ciro Marino, presidente da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM); Rubens Medrano, presidente da Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos Químicos e Petroquímicos (ASSOCIQUIM); Juliana Durazzo Marra, presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA); o João Carlos Basílio, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC); Prof. Norberto Peporine Lopes, ex-presidente e atual conselheiro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e a Profa. Dra. Silvana Calado, presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ).

Além disso, às 20h30, o painel com o especialista em inovação, Monclair Cammarota, trará os cenários de inovação no isolamento social, teletrabalho, e como a inovação irá permanecer no “novo normal” pós-pandemia.

Por fim, especialista em Gestão de Pessoas e headhunter, Suely Milanez, coordena um treinamento para mostrar aos profissionais da Química como usar o LinkedIn como ferramenta de apoio para colocação e recolocação profissional.

O CFQ parabeniza todos os profissionais da Química pelo seu dia!