Notícias

Desafios da contabilidade e da tecnologia de informação são debatidos na Semana do Aprendizado

Eficiência e eficácia foram os termos mais utilizados nesta segunda-feira, 23, durante o Encontro de Contadores e Gestores Financeiros e no Seminário de Tecnologia de Informação e Comunicação do Sistema CFQ/CRQ (Conselho Federal de Química e Conselhos Regionais de Química). São três dias para troca de experiências e esclarecimentos durante a Semana do Aprendizado, em Brasília.

O grande objetivo dos encontros é capacitar e desenvolver o capital humano do Sistema CFQ/CRQ (Conselhos Regionais de Química).  A Semana do Aprendizado nasceu dessa busca de integração de conhecimentos e vivências entre representantes de CRQs de todo o Brasil. A primeira-secretária do CFQ, Ana Maria Biriba, destacou que “essa assessoria é importante porque todos saem ganhando, e quem mais ganha é a sociedade, que só tem benefícios com o bom funcionamento dos conselhos”.

Contabilidade

No universo dos contadores, balancetes, controle interno, controle externo, gestão, planejamento e orçamento são temas muito comuns. A Semana do Aprendizado possibilita a  No primeiro dia do encontro, o Controller do CFQ, Leonardo Nunes, abriu o debate sobre o planejamento do orçamento de 2020, controle externo, risco, compliance e gestão por processos. “As diversas áreas técnicas estão interligadas e esta troca de experiência é essencial para o sucesso do Sistema CFQ/CRQ”, comentou.

O contador Celso Palheta, do CFQ VI elogiou a iniciativa do sistema. “Levamos muito conhecimento que são importantes na tomada de decisão do Conselho”, destacou Palheta.

Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC

                 A unificação dos sistemas e ações de tecnologia dos conselhos ainda é um desafio do Sistema CFQ/CRQ. No primeiro dia de encontro, os funcionários de TIC conheceram algumas pesquisas de serviços e custos de TI de outros conselhos e um debate a respeito foi aberto. Hermano Nóbrega Júnior, responsável pela TI do CRQ I, está participando da segunda edição do encontro. Segundo ele, essa é uma oportunidade para aprender com conselhos maiores e mais antigos. “São muitas as peculiaridades de cada região, mas sempre é possível aprender com quem já fez e adaptar à nossa realidade”, destacou.

As atividades prosseguem até o dia 25 de setembro (quarta-feira).

 

Confira a GALERIA DE IMAGENS.