Notícias

Debate sobre papel da Química na Indústria 4.0 é destaque no Espírito Santo

Qual o papel da Química na Indústria 4.0? Este foi o tema que reuniu profissionais do segmento durante o Momento Q, que aconteceu na tarde desta segunda-feira (24/06), no auditório de Ciências Exatas da UFES, em Vitória (ES). O evento é uma iniciativa do Sistema CFQ/CRQ em celebração ao Dia Nacional do Químico, ocorrido em 18/06, e que ocorrerá até meados de agosto nas representações dos Conselhos Regionais de Química espalhados pelo país.

Para responder à pergunta inicial, foi convidado o engenheiro químico e mestre em processos petroquímicos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Claudio Luis Muller. Ele apresentou casos reais aplicados à Indústria Química e tendências que podem ser exploradas. “Se empresas que investem em tecnologia de gestão de dados tem lucratividade superior às suas concorrentes, quais são os motivos que seguram empresas brasileiras a realmente entrarem na onda da indústria 4.0? Quais seriam os principais benefícios e desafios para os profissionais das áreas de processo para realmente embarcarem na chamada quarta onda, a revolução dos dados?”, questiona o professor.

O presidente do Conselho Regional de Química da 21ª Região, responsável pelo Estado do Espírito Santo (CRQ XXI), Alexandre Vaz Castro, elogiou o debate. “O tema foi muito oportuno. Em um momento de permanentes mudanças e inovações na indústria, é preciso que nossos profissionais estejam capacitados para suprir estas demandas”, declarou.