Notícias

Cubo gigante leva os conceitos da Química para a Avenida Paulista

Um grande cubo, de 100 metros quadrados, montado em plena Avenida Paulista será uma das atrações da cidade de São Paulo entre os dias 18 e 30 de junho. Criado pelo Conselho Federal de Química (Sistema CFQ/CRQ), o Espaço Q estará aberto à visitação com o objetivo de chamar a atenção do público para a importância da Química e seus profissionais e como a ciência influencia o dia-a-dia de qualquer sociedade.

“Compartilhamos do entusiasmo dos pesquisadores e demais profissionais engajados nessa fronteira científica, atenta ao mundo que deixaremos para as próximas gerações. Ao definirmos o planejamento estratégico da nossa entidade, estabelecemos como missão do conselho promover a atividade plena da Química, com vistas a contribuir para o desenvolvimento sustentável do país”, declarou o presidente do CFQ, José de Ribamar Oliveira Filho.

O Espaço Q contará com várias atrações. Suas cores externas foram inspiradas no Bismuto, metal do grupo 15 da Tabela Periódica, que possui cristais metálicos e cores vibrantes, muito usado na fabricação de cosméticos. Na entrada haverá um cristal real posicionado e acima dele será projetado um holograma em maior escala, dando a impressão de que o cubo faz parte do próprio metal. Em seu interior, haverá estações temáticas que abordarão os seguintes temas: Corpo humano e reações químicas; Química verde; Indústrias da Química; Profissionais da Química; e Alimentos e Bebidas.

Conhecendo a Tabela Periódica

Para registrar as clássicas descobertas no ramo da Química ao longo dos séculos, serão exibidos nomes de pesquisadores famosos como Marie Curie, Johanna Döbereiner, Simão Mathias, Antoine Lavoisier, John Dalton, Linus Pauling, Louis Proust e Dimitri Mandeleev. Nas duas telas laterais do Espaço, serão exibidos os conteúdos institucionais do Sistema CFQ/CRQ, como sua atuação na fiscalização do exercício da profissão nas empresas. O visitante também poderá interagir com uma grande Tabela Periódica que usará de símbolos e artigos do senso comum para apresentar os elementos de forma divertida. Ao pressionar uma das casas, será revelado o principal elemento químico que faz parte daquela composição. Vídeos com influenciadores digitais também estarão rodando no Espaço com mensagens relacionadas à Química.

A atenção à sustentabilidade ambiental é um dos temas mais caros ao CFQ, pois trouxe um novo campo à ciência: a Química Verde. “Longe de ser um mero sonho de idealistas, a Química Verde é tendência em ascensão na academia e nas fábricas, semeando promissoras oportunidades econômicas e vastos benefícios. Ao redor do mundo, startups abertas por jovens cientistas vendem soluções para elevar o patamar de sustentabilidade ambiental no setor produtivo. Demonstram que é possível gerar emprego e renda na construção de um planeta mais saudável”, acredita José de Ribamar.

Serviço:

Espaço Q – Dia Nacional do Químico – Conselho Federal de Química

Data: De 18 a 30/06/2019

Horário: Das 10 às 22 horas

Local: Avenida Paulista, 1230, Bela Vista (na área externa do Shopping Cidade São Paulo)

Entrada gratuita