Notícias

CRQ XII promove circuito de palestras sobre os desafios da docência em Química

Docentes e alunos participaram do evento em comemoração ao dia dos professores

A importância do professor de Química no processo de transformação do indivíduo durante a formação profissional foi tema da 2ª edição do Circuito de Palestras do Conselho Regional de Química da 12ª Região (CRQ XII) em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG). O evento ocorreu no dia 15 de outubro em comemoração ao Dia do Professor e contou com a presença o diretor do Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas – Henrique Santillo (CCET), professor Elton Fialho dos Reis; o presidente do Conselho Regional de Química da 12ª região, Luciano Figueiredo de Souza; a coordenadora do curso de Química Licenciatura do CCET, professora Nília Oliveira Santos Lacerda; a coordenadora do curso de Química industrial do CCET, professora Viviane Gomes Bonifácio; além de representantes de outras instituições de ensino superior do município e do interior do estado.

Foram quatro palestras que trataram de vários temas relativos à área, abordando desde os desafios da docência até a relação da Química com as mudanças climáticas. A professora Nília Lacerda destaca a importância do evento para os alunos que tiveram a oportunidade de conhecer e discutir temas relevantes da área de Química. “É importante que os estudantes tenham conhecimento das possibilidades dentro da profissão além da docência. Afinal, há a indústria, o controle de qualidade, a parte forense”, explica.

Palestras

A palestra de abertura com o tema “Sistema integrado de gestão de qualidade e boas práticas de fabricação na indústria de cosméticos” foi ministrada pela conselheira do CRQ 12, Gleyce Guimarães, e desempenha funções na área de gestão e garantia de qualidade em empresas nacionais e multinacionais há 12 anos. Ela tratou, entre outros tópicos, dos principais cuidados a serem tomados no processo de produção industrial.

O professor Jurandir Rodrigues de Souza, doutor em Engenharia de Processos e membro da Sociedade Brasileira de Química, abordou o tema “O desafio de aprender e ensinar Química”. De acordo com Clóvis Teodoro Mendes Filho, aluno do curso de Química Licenciatura no CCET, a palestra do professor Jurandir foi muito relevante, especialmente para os alunos de Licenciatura, pois deu uma perspectiva de sua futura atuação profissional. “Foi possível entender melhor como o professor deve atuar e as dificuldades que poderemos enfrentar em sala de aula”, justificou.

Já o presidente do Conselho Regional de Química da 12ª região, Luciano Figueiredo de Souza, palestrou sobre “Química forense: o uso de conhecimentos químicos na identificação de substâncias e solução de crimes”. Para ele, o evento como um todo contribui para o desenvolvimento dos futuros profissionais das diferentes áreas da Química, pois aborda a disciplina e seu alcance sob diversas óticas – cosmética, ensino, meio ambiente. “A Química está presente em todos esses campos, então o que estamos promovendo aqui hoje é uma forma de chamar a atenção de trazer esse conhecimento para os profissionais e estudantes”, reiterou.

A palestra de encerramento foi ministrada por Fernando Yuri Silva dos Anjos, conselheiro no CRQ XII e consultor na área de assessoria ambiental. Ele falou sobre “Química ambiental e as mudanças climáticas”, tema atual e relevante não só para estudantes, mas para toda a sociedade.

 

 

*Imagem by Freepik