Notícias

CRQ VI: 50 anos de realizações celebrados no Encontro da Química

O tema do 16º Encontro de Profissionais de Química da Amazônia (EPQA) é “50 Anos do Conselho Regional de Química VI Região na Amazônia”. Sua história se confunde com a formação das Regiões Norte e Nordeste do país e do início da industrialização na região. Atualmente, o conselho conta com cerca de 350 empresas e 400 profissionais registrados.

O CRQ VI é uma autarquia indireta da União, criada por meio da Resolução Normativa (RN) nº 21 de 18/12/1968 do Conselho Federal de Química (CFQ) e instalada em 17/01/1969, sendo parte integrante do sistema CFQ/CRQ, que exerce a fiscalização do exercício da profissão do químico na região.

Sua origem começou fora do estado do Pará. Ele surgiu como uma Delegacia do CRQ da 1ª Região, com sede em Recife (PE). Pouco tempo depois, ele passou a atuar em uma nova área, com jurisdição abrangendo os estados do Pará, Amazonas, Maranhão e Acre, e os então Territórios Federais do Amapá, Roraima, e Rondônia, com sede em Belém, sendo delegacias subordinadas ao CRQ da 6ª Região.

Após 1985, o Conselho começou a ser desmembrado com a criação do Conselho Regional de Química da 11ª Região, compreendendo o estado do Maranhão, com sede na capital São Luís, e com a criação do CRQ XIV, no estado do Amazonas, com sede em Manaus. A partir daí, o Conselho paraense passou a cobrir os estados do Pará e Amapá, com sede em Belém.

Com 21 colaboradores, entre funcionários e conselheiros, a unidade possui nove comissões que atuam nas áreas administrativas, educativas e profissionais. Também há um setor de Ouvidoria, destinado a aprimorar o atendimento aos profissionais de Química e à população em geral que busca os serviços do Conselho.