Notícias

CRQ IX participa de operação de fiscalização de produtos perigosos em Curitiba

Uma equipe do Conselho Regional de Química da 9ª Região (CRQ IX) participa nesta quinta-feira (25), a partir das 9h, de uma operação de fiscalização integrada de produtos perigosos, no Posto de Pesagem Veicular da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Fazenda Rio Grande, no Paraná.

No dia seguinte (26), os fiscais estarão presentes, novamente, em outra ação surpresa, em local estratégico, onde há registro de grande fluxo de veículos transportando cargas de produtos perigosos, no perímetro urbano de Curitiba.

“Com o início das festas de fim de ano e a chegada do verão, aumenta o fluxo de veículos nas estradas do Paraná, e por isso, é tão importante o reforço na fiscalização de carga de produtos perigosos”, diz a vice-presidente do CRQ IX e chefe da Fiscalização, Andréa Cristina Delgado Piluski.

De acordo com a vice-presidente Andréa Piluski, o caráter preventivo do trabalho do Sistema CFQ/CRQs e a participação neste tipo de operação garante à sociedade acesso a produtos e serviços de qualidade, com padrão elevado.

“Estas fiscalizações em conjunto potencializam as forças dos órgãos envolvidos e expõem o rigor com que cobramos o atendimento à legislação por parte das empresas”, afirma Andréa Piluski.

A operação integrada é coordenada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Além do CRQ IX, participam também servidores da Guarda Municipal, da Secretaria de Trânsito e da Defesa Civil de Curitiba, militares do Batalhão de Polícia Rodoviária da Polícia Militar do Paraná e do Exército Brasileiro.

As duas ações fazem parte do curso de fiscalização do Transporte Rodoviário de Produtos Perigosos, promovido esta semana pela ANTT, em Curitiba. O objetivo do evento é capacitar servidores de órgãos integrantes do Comitê Municipal de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências com Produtos Perigosos (CM-P2R2) da capital paranaense.

Para o coordenador do curso e integrante do Núcleo de Planejamento da Coordenação de Fiscalização da ANTT, Alan Ianke, as operações que serão desencadeadas, a partir do dia 25, visam capacitar, na prática, os servidores após a instrução teórica, com uma ação de fiscalização do Comitê Municipal de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida às Emergências com Produtos Perigosos do município de Curitiba.

“Com a realização deste curso estamos aumentando a capacidade de resposta e de emergência no município de Curitiba, por meio da integração de órgãos das esferas federal, estadual e municipal”, ressaltou Alan Ianke.

A ação contará com cerca de 40 profissionais de órgãos de segurança pública e de fiscalização do Estado do Paraná.