Notícias

Sistema CFQ/CRQ tira dúvidas do público sobre Química e Sustentabilidade no primeiro dia da Ecomondo

O primeiro dia de participação  do Conselho Federal de Química (CFQ), em parceria com o CRQ IV, na feira  Ecomondo, em São Paulo, contou com uma grande participação do público presente, que teve a oportunidade de conhecer melhor o papel do setor químico na área ambiental.

De acordo com Wagner Contrera, conselheiro federal de Química, a participação ajudou na desmitificação, ainda presente em alguns segmentos, de que não há preocupações ambientais. “O setor, ao contrário, atua fortemente nesta área e procura dialogar com a sociedade para adotar as melhores práticas ambientais. Por isso, estamos participando desta feira”, disse o conselheiro federal.

A engenheira química Fernanda Dacar, que esteve no estande do CRQ IV,  concordou com essa visão de correlação entre o segmento e o setor ambiental.  “O meu conhecimento em química me qualifica em alguns setores em que os engenheiros ambientais conhecem menos, por exemplo, processos e linhas de produção. Procuro usar esse conhecimento para adotar práticas sustentáveis”, afirmou ela, que também é educadora ambiental e concorreu a um curso ministrado pela entidade.

O administrador de empresas Luca Degrandi, que também atua na área ambiental, foi mais um a buscar informações sobre o setor no estande que considerou úteis para seus projetos. Para ele, o segmento deixou de ser o “vilão” do setor ambiental. “Se a indústria adotar as práticas sustentáveis, o ciclo está fechado”, disse ele.

Degrandi tirou dúvidas e buscou informações com Wagner Miranda Pedros, da área ambiental do CRQ IV, que enfatizou o quanto é importante o contato com a sociedade e a participação em um evento como o Ecomondo. “Disseminar conhecimento é essencial”, reiterou.

Rinaldo Calheiros, engenheiro de área de agronomia, também debateu suas ideias no espaço. Ele enfatizou o papel da setor químico para o setor ambiental. “Imagine um acidente que afete uma bacia como a do Cantareira, que abastece grande parte de São Paulo? Por isso, o químico é tão importante”, afirmou.

Sueli Camargo, advogada na área ambiental e engenheira do CRQ, destacou que o segmento está aberto ao debate com a sociedade e está investindo na qualificação de  profissionais do setor. “Temos desde alunos que estão buscando se reciclar na profissão, quanto bacharéis de grandes empresas”, afirmou.

O estande do CRQ

O estande do CRQ-IV, na Ecomondo, um projeto que tem como parceiro o CFQ, receberá diariamente rodas de conversas com profissionais da Química, membros da Comissão Técnica de Meio Ambiente do Conselho. O debate de cada roda será pautado em temas relevantes para a comunidade presente. Confira os temas:

22/05 – Gestão e Licenciamento ambiental e Remediação de solo

23/05 – Sustentabilidade, Resíduos de Laboratório, Tratamento e Reuso de água / Gestão Ambiental

Serviço:

Ecomondo Brasil 2019

Local: Expo São Paulo (Rodovia dos Imigrantes, KM 1,5 – Água Funda, São Paulo)

Data: 21 a 23/05 (terça à quinta)

Horário: 13h às 20h

Inscrições: https://ecomondobrasil.com.br/