Notícias

Contribuições da Química para sustentabilidade foi tema de webinar da SBQ

A Sociedade Brasileira de Química (SBQ) realizou nesta quinta-feira (24) o webinar “Química e Sustentabilidade: uma visão desde a Indústria Química Brasileira” com a palestra do presidente executivo da Abiquim, Ciro Marino.

Na apresentação, Ciro destacou a importante e essencial contribuição da Indústria Química para o desenvolvimento sustentável do Brasil em todas as áreas da economia, como construção civil, agricultura, energia, setor automotivo e diversos outros, visto que é provedora de produtos e soluções para todas essas áreas.

Na construção civil, Ciro citou o papel da Química na siderurgia, compondo aços mais leves e eficientes, o que reduz o peso das estruturas, o uso de concreto e diminui o gasto energético das construções. Na agricultura, ele destacou o tratamento de sementes e a produção de insumos e fertilizantes, principalmente agora com os problemas advindos da guerra da Rússia com a Ucrânia.  “Precisamos reocidentalizar a economia e reindustrializar o Brasil”, afirmou ele, explicando que o Brasil tem matérias primas suficientes e tecnologia e inovação também.

Segundo Ciro, “o Brasil já tem a Indústria Química mais sustentável do mundo”. No entanto, ele explica que o preço das matérias primas, as taxas tributárias e a falta de incentivos governamentais atrasam o desenvolvimento dessa indústria que hoje ocupa o 6o lugar no mundo.

Na palestra, Ciro reforçou também que o termo “descarbonização da economia” já não é mais usado, pois o carbono é necessário. Segundo ele, o termo correto é a “desfossilização”, que se traduz em buscar outras fontes de carbono renovável. Para ele, melhorias de processo, automação, uso de matérias primas renováveis e eficiência energética são as bases para a redução do efeito estufa.

“Sem a Química não teríamos as placas fotovoltaicas e a eficiência das pás e turbinas para a energia eólica”, afirmou o presidente da Abiquim ao se referir às contribuições da Química para o setor de energia.

O palestrante ainda proferiu que toda a imagem ruim que um dia as pessoas criaram da Química deve mudar, pois, segundo ele, “a Química será a solução para esse século”.

“Todas as soluções para a sustentabilidade partirão da Química, sem dúvida alguma”, completou Ciro.

O químico Fernando Galembeck, professor da Universidade Estadual de Campinas, mediou o webinar e contribuiu com informações sobre o tema. Alguns participantes também fizeram perguntas que foram sanadas pelo presidente executivo da Abiquim, Ciro Marino.

O webinar fez parte de uma programação de atividades do Movimento Química Pós 2022 – Sustentabilidade e Soberania, lançado pela SBQ neste ano, com o objetivo de promover reflexões sobre como a Química pode contribuir para a sustentabilidade e a soberania do Brasil.

No site do SBQ é possível ter acesso à palestra na íntegra. http://www.sbq.org.br/