Notícias

Contadores e gestores financeiros debatem melhorias nos procedimentos contábeis

Foram pontuados itens que podem ser aperfeiçoados a fim de agilizar e adequar a prestação de contas dos Conselhos

No primeiro dia da Semana do Aprendizado 2020, foi promovido o terceiro Encontro de Contadores e Gestores Financeiros do Sistema CFQ/CRQs. Entre outros temas, os participantes debateram possibilidades de melhoria nos relatórios fiscais e prestações de contas, ações importantes para a manutenção do serviço prestado pelos Conselhos.

O chefe da auditoria do Conselho Federal de Química (CFQ), Vilmar Augusto de Medeiros, ressaltou a importância dos relatórios contábeis e o papel crucial dos contadores nesse trabalho. “Devem ser produzidos relatórios para que os químicos entendam. Compete ao contador fazer isso mensalmente. A melhor coisa é documentar tudo por escrito, encaminhar as peças contábeis. Estamos sempre à disposição para explicar qualquer assunto”. Ele salientou ainda que a prestação de contas precisa ser detalhada e criteriosa, e os contadores são fundamentais para a entrega dos documentos e dados corretamente.

O dia a dia dos contadores envolve a elaboração de diversos balancetes, relatórios de controle interno e externo, que se baseiam em legislações e regras que precisam ser seguidas literalmente. Nesse sentido, surgem dúvidas e até mesmo falhas, e é para isso que o encontro desta semana serve: compartilhar conhecimentos, esclarecer dúvidas e falar das novas regras de trabalho.

Uma novidade citada por Medeiros foi a “dedução da receita que, a partir de 2020, apesar de não ser contabilizada como receita do conselho, precisa estar demonstrada no balanço”.

Outro assunto abordado foi a declaração de depreciação, obrigatória segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP). O palestrante comentou a importância do cumprimento dessa regra e apresentou exemplos de como fazer o lançamento de dados de bens móveis, imóveis e ou intangíveis, no sistema patrimonial.

Foram duas horas de muitos esclarecimentos sobre como os gestores dessa área devem padronizar os seus procedimentos para melhorar e agilizar o trabalho de prestação de contas. A Semana do Aprendizado 2020, que segue até sexta-feira (18), está sendo realizada remotamente em razão da pandemia da Covid 19.