Notícias

Conselheiros federais tomarão posse na quarta-feira (24/4) para o mandato 2019/2022

Nesta quarta-feira (24/4), tomarão posse os conselheiros federais eleitos para integrar o Conselho Federal de Química (CFQ) no triênio 2019-2022, dentro da renovação anual de um terço de seus membros. A sessão solene de posse ocorrerá às 14h no auditório do Conselho, na sede da autarquia (Setor de Autarquias Sul (SAUS) – Quadra 5, Bloco I) .

A renovação anual do terço dos conselheiros do CFQ é prevista na Lei 2.800, de 18 de junho de 1956, e ocorre desde a criação do CFQ.  A eleição deste ano ocorreu na LXVI Assembleia de Delegados Eleitores do Conselho Federal de Química, realizada em 21 de março passado.

Na ocasião, foram reconduzidos os atuais conselheiros Dalton Rodrigues e Ana Maria Biriba de Almeida e eleitos Jonas Comin e Rodrigo Alan Moura Rodrigues, além de Fuad Haddad, atual vice-presidente do CFQ.

Na condição de suplentes, foram eleitos para o triênio Maria Inez Auad Moutinho, Renata Lilian Ribeiro Portugal Fagury, Newton Mario Battastini e Wagner Aparecido Contrera Lopes.

Abaixo, veja o currículo sintético dos conselheiros eleitos:

Dalton Rodrigues

Natural do Rio de Janeiro (RJ), formado pela UFRJ, é representante dos engenheiros químicos.

Ana Maria Biriba de Almeida

Natural do Rio de Janeiro, graduada em Química Industrial pela Universidade Federal de Sergipe e com mestrado em Química pela UFBA. Professora adjunta IV do departamento de Química Analítica da UFBA e professora adjunta B do departamento de Ciências Exatas e da Terra (Uneb), representa os químicos industriais.

 Jonas Comin

Natural de Tubarão (SC), graduado em Química Industrial, engenharia Química e Licenciatura em Química (Unisul) e pós-Graduação em Gestão e Educação Ambiental no Centro Universitário Leonardo da Vinci. Representa os químicos industriais.

Rodrigo Alan Moura Rodrigues

Técnico em Química (CEFET/MG), com graduação em Direito, especialização em  Direito Público, Ciências Criminais, e mestrado em Direito Ambiental, conselheiro do CRQ II. Representa os técnicos em Química.

 Fuad Haddad

Possui graduação em Licenciatura plena em Ciências – habilitação Química pela Universidade José do Rosário Vellano. Especialização em Química pela PUC Minas. Especialização em Química pela FET A/UNIFENAS. Representa os bacharéis licenciados em Química.

Maria Inez Auad Moutinho

Possui especialização em Química e Biotecnologia (Ufal), graduação em Química-Bacharelado  (Ufal) e graduação em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade de Alagoas. Representa, como suplente, os bacharéis/licenciados em Química.

Renata Lilian Portugal Fagury

Graduada em Química Industrial (UFPA), com mestrado em Química (área de concentração Química Analítica) pela USP. Doutorado em Química (área de concentração Química Analítica) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Representa, como suplente, os químicos industriais.

Newton Mario Battastini

Licenciatura e Graduação em Química (PUCRS), especialização em marketing e propaganda (ESPM), especialização em MBA de Gestão em Saúde e Controle de Infecção (INESP). Representa, como suplente, os químicos industriais.

Wagner Aparecido Contrera Lopes

Engenheiro Químico formado pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz – São Paulo  e pós-graduação em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing. Representa, como suplente, os engenheiros químicos.