Notícias

Conselheiro federal participa de Forum com industriais e acadêmicos de SC

A cidade de Criciúma, no sul do Estado de Santa Catarina, protagonizou um encontro entre acadêmicos e industriais da Química com o objetivo de compartilhar as novidades na área de inovação, segurança, economia e sustentabilidade. O 3º Forum Químico Sul Catarinense foi organizado pelo Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul), que também promoveu o Prêmio Sinquisul de Química, que premiou os melhores trabalhos acadêmicos do ano com troféus e certificados.

Um dos palestrantes do evento foi o professor Jonas Comin Nunes, que integra o Conselho Federal de Química (CFQ). Com o tema “Segurança do Setor Químico”, ele falou sobre a importância das empresas terem um planejamento de segurança ao trabalhar com produtos de risco, principalmente em relação à logística desses produtos.

“Dependendo da empresa, são vários os componentes químicos que são usados na manipulação. É preciso ter um plano de segurança para cada etapa de trabalho, evitando, assim, eventuais acidentes que possam comprometer seus colaboradores e o meio ambiente”, afirmou o conselheiro federal.

O Forum também contou com a participação do presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Fernando Figueiredo, que ministrou a palestra “Um outro futuro é possível”. Na apresentação, o executivo falou sobre as principais carências, necessidades e projetos do setor químico do Brasil com o objetivo de ampliar a competitividade da química brasileira no mercado internacional.

A noite terminou com o anúncio do Prêmio Sinquisul de Química, entregue pelo presidente do sindicato, Andrés Pesserl. Foram entregues troféus e certificados para os dois melhores trabalhos das instituições de ensino pertencentes ao Comitê Técnico do Sinquisul.